Vantagem de Obama sobre McCain cai para 3 pontos, diz pesquisa


da Folha Online

A vantagem do candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, sobre o adversário republicano, John McCain, caiu para 3 pontos percentuais, segundo pesquisa Reuters/C-SPAN/Zogby divulgada neste domingo.

Obama aparece na frente com 48% das intenções de voto, contra 45% de McCain. No sábado a diferença entre os candidatos era de 4 pontos, de acordo com pesquisa dos mesmos institutos. Obama tinha 48%, contra 44% para McCain. A nova sondagem tem margem de erro de 2,9 pontos percentuais.

Segundo o pesquisador John Zogby, os números são boa notícia para McCain e provavelmente refletem sua performance no terceiro e último debate presidencial na quarta-feira (15).

"Pela primeira vez nas pesquisas McCain tem mais de 45% das preferências. Não há dúvida de que algo aconteceu", afirmou Zogby. O pesquisador destaca que o senador pelo Arizona parece ter solidificado seu apoio frente à base republicana --onde 9 em cada 10 eleitores agora apóiam McCain-- e também está ganhando terreno em meio aos independentes, que podem ter papel decisivo nas eleições do dia 4 de novembro.

Na pesquisa deste domingo, a vantagem de Obama frente aos eleitores independentes caiu para 8 pontos percentuais, contra 16 pontos percentuais no dia anterior.

Cautela

Há um mês Obama está à frente nas pesquisas e saiu vencedor dos três debates contra o rival republicano, John McCain. Contudo, no início de outubro ele pediu cautela a seus apoiadores para que não declarem vitória antecipada.

Obama lembrou da primária de New Hampshire, na qual era favorito nas pesquisas sobre a disputa contra a senadora Hillary Clinton e disse que muito está em jogo nestes últimos 19 dias de campanha.

O novato senador por Illinois começou a disputa pela nomeação democrata com um dos grandes azarões. Contudo, com vitórias cada vez mais constantes e sua popularidade crescente, Obama acabou com o favoritismo de Hillary na disputa e ganhou o crucial apoio dos superdelegados, líderes partidários que votam independentemente das primárias.

No dia 15, treze pesquisas realizadas com eleitores americanos de todo o país nos dois dias anteriores colocavam Obama na frente de McCain na disputa pela Casa Branca. A vantagem variava de três a 14 pontos percentuais, conforme os dados do site Real Clear Politics.

Os resultados pareciam consolidar a vantagem de Obama nas pesquisas, tendência reforçada desde o agravamento da crise financeira nos EUA. Até então, McCain, associado pela campanha democrata aos oito anos de políticas econômicas frustradas do republicano George W. Bush, não havia conseguido minar a vantagem de Obama nas pesquisas de voto.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails