Obama abre 14 pontos de vantagem sobre McCain, diz pesquisa


A três semanas das eleições, o candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, aparece 14 pontos percentuais à frente de seu adversário, o republicano John McCain, em pesquisa da rede de TV CBS e do jornal "New York Times" divulgada nesta terça-feira.

Obama tem 53% das intenções de voto, contra 39% de McCain, na sondagem. A vantagem de Obama é 3 pontos percentuais maior do que a registrada em pesquisa anterior dos dois veículos, realizada dia 6 de outubro.

Quando o candidato independente, Ralph Nader, foi incluído na pesquisa, a disputa se estreitou um pouco, mas Obama manteve ampla liderança, com 51% de apoio. McCain fica com 39% das intenções de voto e Nader com 3%.

Segundo o "NYTimes", a pesquisa sugere que a crescente ansiedade dos eleitores americanos com a economia e a desconfiança com o governo, "criaram uma atmosfera potencialmente perigosa para os congressistas".

Apenas 43% dos entrevistados afirmaram aprovar a performance do Congresso. Para efeito de comparação, um pouco antes dos democratas perderem a maioria na Casa em 1994, 56% dos americanos diziam aprovar o trabalho dos congressistas.

"Após quase oito anos de impopular governo reublicano na Casa Branca, 52% dos entrevistados disseram ter opinião favorável sobre o Partido Democrata, contra 3&% que dizem o mesmo sobre o Partido Republicano", informou o jornal. Os americanos afirmaram também preferir os democratas aos republicanos em relação às questões que mais preocupam os eleitores: economia, saúde e a Guerra no Iraque.

A pesquisa foi realizada entre sexta-feira (10) e segunda-feira (13), com 1.070 pessoas, dos quais 972 eram eleitores registrados. A sondagem tem margem de erro de 3 pontos percentuais.

Vantagem democrata

Outra pesquisa, também divulgada hoje, mas pelo jornal "Los Angeles Times" aponta Obama com 9 pontos de vantagem sobre McCain. O democrara registra 50% das intenções de voto, contra 41% do republicano.

No mês passado, a mesma enquete dava apenas 4 pontos de vantagem (49% contra 45%) ao candidato democrata.

A crise econômica parece favorecer o senador pelo Estado de Illinois, conclui a pesquisa, segundo a qual apenas 10% dos americanos consideram que seu país, ainda em mãos republicanas, está no caminho certo.

Para 7 de cada 10 eleitores, a economia é a preocupação número um, e 56% dizem confiar em Obama para solucionar a crise.

A sondagem foi feita entre 10 e 13 de outubro, com 1.543 pessoas, e a margem de erro é de 3 pontos para mais, ou para menos.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails