Faltam quatro dias para a eleição nos Estados Unidos. O mapa eleitoral abaixo, produzido pela CNN com base nas últimas pesquisas estaduais, mostra a situação dos candidatos nesta quarta-feira.
Obama vence com segurança nos Estados azuis. Os que estão pintados de azul claro devem ser vencidos pelo candidato democrata, mas a disputa ainda é acirrada. John McCain vence com segurança os Estados vermelhos e a vitória é mais apertada nos Estados mais claros. Os que estão pintados de laranja são os “swing states”, Estados que ninguém pode prever o que vai dar.
Pela contagem acima da CNN, Obama já tem 277 votos no Colégio Eleitoral, sete a mais do que o necessário para ser eleito. Ou seja, para McCain ter alguma chance de vitória, precisa “roubar” algum grande Estado de Obama, como a Pensilvânia ou a Virgínia, além de levar pelo menos dois dos três maiores “swing states” — Flórida, Carolina do Norte e Ohio.
Obama, por outro lado, precisa manter os Estados pintados em azul claro e escuro e ainda tentar levar algum “swing state” grande para evitar surpresas no final da eleição.
Nessa última semana de eleição, os candidatos se concentram na Flórida, Ohio, Pensilvânia, Carolina do Norte e Virgínia. Estes Estado são voláteis e podem mudar de posição de uma hora para a outra. Flórida e Ohio, tradicionalmente, têm eleitorado dividido e a disputa deve ser decidida por pouca diferença de votos.
Já Virgínia e Carolina do Norte são Estados tradicionalmente republicanos, mas o crescimento da população urbana nos subúrbios de Washington D.C e a alta concentração de população negra favorecem o candidato Barack Obama. John McCain tem alguma chance se conseguir motivar o voto do interior e tem também a vantagem de contar com o voto dos militares, que têm grande presença nos dois Estados.
Você pode dar seus palpites e montar seus próprios mapas lá no site da CNN. Ele calcula automaticamente quem vai ganhar de acordo com suas escolhas. Qual seu palpite? Obama leva os Estados tradicionais republicanos? E McCain consegue virar na Pensilvânia? Deixe seus comentários!
Nenhum comentário:
Postar um comentário