
da Efe, em Moscou
A espaçonave russa Soyuz TMA-12 aterrissou com sucesso nesta sexta-feira, trazendo de volta à Terra o turista espacial americano Richard Garriott. Segundo o Centro de Controle de Vôos Espaciais da Rússia, a nave aterrissou cerca de 300 quilômetros ao leste de Astana, a capital do Cazaquistão.
A bordo estavam os cosmonautas russos Serguei Volkov e Oleg Kononenko e o turista Garriott. A nave havia deixado duas horas e meia antes a ISS (Estação Espacial Internacional).
"O retorno e a aterrissagem transcorreram normalmente. Helicópteros e veículos de resgate se dirigem ao local da aterrissagem", disse o porta-voz do centro, Valeri Lindin, citado pela agência Interfax.
A emissora de TV local Vesti exibiu imagens dos cosmonautas quando eram examinados por médicos junto ao módulo de aterrissagem.
A manobra de retorno era esperada com preocupação, porque as duas últimas naves Soyuz retornaram à Terra em queda livre e de maneira descontrolada.
Volkov e Kononenko permaneceram por seis meses na ISS, enquanto o turista espacial americano, o sexto na história, ficou 10 dias na plataforma orbital.
A ISS está ocupada agora pela Expedição 18, integrada pelos astronautas americanos Michael Fincke, comandante da missão, e Gregory Chamitoff, além do cosmonauta russo Yuri Lonchakov.
Chamitoff permanecerá na estação até o acoplamento da ISS com a nave Endeavour, cujo lançamento desde o Centro Espacial Kennedy de Cabo Canaveral (EUA) está previsto para meados do próximo mês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário