Chávez confirma visita ao Irã antes do fim do ano


da Efe, em Caracas

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, confirmou nesta sexta-feira que, antes do fim do ano, viajará para o Irã a convite de seu colega Mahmoud Ahmadinejad.

Sem especificar datas, Chávez confirmou a visita durante a inauguração das obras de um complexo petroquímico em Santa Inés, no Estado de Barinas, 650 quilômetros a sudoeste de Caracas.

O encontro entre os presidentes foi anunciado em 5 de outubro, em Teerã, quando o chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, fez uma visita à cidade durante uma viagem à região.

Chávez também confirmou que o presidente russo, Dimitri Medvedev, e o chefe de Estado do Vietnã, Nguyen Minh Triet, estarão na Venezuela antes do fim do ano.

Irã-Rússia-Venezuela

Nesta quinta-feira, Chávez, anunciou também que seu colega russo, Dmitri Medvedev, visitará a Venezuela no fim de novembro, para dar continuidade às "alianças estratégicas" entre os dois países.

Medvedev chegará a Caracas "poucos dias depois das eleições" de 23 de novembro, e, para o governo de Chávez, será "uma honra recebê-lo", declarou o chefe de Estado.

"Estamos trabalhando uma idéia de um banco binacional, de um banco petrolífero internacional", afirmou Chávez, ao ressaltar a importância "estratégica" das relações entre Caracas e Moscou.

O presidente da Venezuela, país que é quinto exportador mundial de petróleo, também disse que a idéia de criar um "banco petrolífero internacional" é apoiada por Teerã.

O banco petroleiro pode nascer constituído por "Irã, Rússia e Venezuela", que, junto com a Arábia Saudita e o Iraque, são os "cinco gigantes" da produção de petróleo no mundo, declarou Chávez.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails