Bolsa de Valores - Queda de hoje é diferente das outras

A queda de hoje é diferente da que vimos nos últimos dias. É uma crise brasileira também. E isso porque está faltando dólar para as empresas exportadoras. Não há moeda estrangeira para entrar no país no curto prazo.

Antes do agravamento da crise, as empresas brasileiras antecipavam o recebimento do câmbio de uma operação que só seria feita de três a seis meses na frente. Como agora não há liquidez nos mercados, o que está acontecendo é que as empresas não estão mais conseguindo captar esse dinheiro. Essa é uma parte do problema.

Além disso, muitas empresas fizeram operações acreditando na valorização do real, contra o dólar, e foram surpreendidas com essa queda forte e rápida do real.

O que aconteceu então foi o contrário do que disse o presidente no final de semana. Está na hora do governo parar de dizer que é uma “marola” o que estamos vendo.

Temos duas opções para explicar o comportamento do presidente: ou ele não quer falar da profundidade da crise para não passar pânico às pessoas, ou ele está sendo desinformado pela sua equipe.

O presidente precisa sim passar uma sensação de segurança e confiança, mas isso não significa que ele pode subestimar a gravidade da situação.

fonte: http://oglobo.globo.com/economia/miriam/

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails