Resgate chileno vira lição na China

Peter Parks/AFP

Como toda a imprensa mundial, os jornais chineses acompanharam de perto o reality show chileno. Só que aqui o foco era um pouco diferente: no país em que ocorrem 80% das mortes de mineiros no mundo, a operação de resgate se transformou em exemplo a seguir.

“Não há abrigos de segurança na maioria das nossas minas, provavelmente em nenhuma delas, e a consciência de segurança continua surpreendentemente fraca entre os nossos mineiros e donos de minas. Os 33 mineiros chilenos poderiam não ter sobrevivido sem esses fatores”, diz o editorial de hoje do jornal estatal “China Daily”.

É bastante provável que um mineiro chinês tenha a profissão mais arriscada do mundo. Enquanto no Chile 373 mineiros perderam a vida na última década, na China foram cerca de 170 mil mortes em 30 anos.

Só no ano passado, ocorreram mais de 2.600 casos, ou 80% dos mineiros mortos no mundo em 2009. Já foi pior: em 2004, cerca de 6.000 chineses perderam a vida nas minas.

Os acidentes são diários. Hoje, por exemplo, três mineiros morreram asfixiados e nove estão presos embaixo da terra após acidente na Província de Shaanxi. Em julho, 28 morreram em outro acidente na mesma região.

Sobram histórias dramáticas. Num dos relatos mais famosos, em 2007, os irmãos Meng Xianyou e Meng Xianchen, dados como mortos, conseguiram cavar sozinhos a própria saída após seis dias comendo carvão e bebendo a própria urina.

Em abril deste ano, 115 mineiros foram resgatados após uma semana de uma mina inundada. Mas 25 morreram no local.

Numa das medidas para melhorar a segurança no trabalho, o governo chinês chega a obrigar os administradores das minas a descer regularmente com os mineiros.

O problema aqui é a necessidade cada vez maior do carvão, combustível de 70% da energia elétrica chinesa. Com o crescimento acelerado dos últimos anos, a China precisa crescer o equivalente ao consumo de uma França inteira por ano, fazendo do carvão um negócio cada vez mais lucrativo. O apetite desenfreado incentiva o aparecimento de centenas de minas ilegais, sem nenhuma preocupação com segurança.

Mas o problema antecede aos comunistas. O pior acidente numa mina de carvão do mundo ocorreu em 1942, no nordeste da China, quando uma explosão matou 1.542 mineiros.

Fonte: FOLHA

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails