Liu Xia estava incomunicável desde a noite de sexta-feira, quando disse à AFP que policiais estavam em sua casa
A esposa do ativista chinês Lu Xiaobo, ganhador do Prêmio Nobel da Paz 2010, está detida em sua casa, declarou a porta-voz de uma organização de direitos humanos americana. "Lu Xia está, neste momento, sob prisão domiciliar em seu apartamento de Pequim", informou Beth Schwanke, conselheira legislativa do grupo Freedom Now.
Horas antes, uma outra ONG anunciou que Lu Xia tinha visitado o marido na prisão para contar que ele havia sido laureado com o Nobel. Citando a sogra de Xiaobo, o Centro de Informação dos Direitos Humanos e Democracia afirmou em um comunicado que o casal encontrou-se na tarde deste domingo, no horário local.
Liu Xia estava incomunicável desde a noite de sexta-feira, quando disse à AFP que policiais estavam em sua casa e explicaram que a levariam à província de Liaoning (nordeste), onde seu marido está preso, para que pudesse vê-lo.
O dissidente chinês Liu Xiaobo e sua esposa, Liu Xia (STR/AFP)
O ativista
Liu Xiaobo foi laureado como o Prêmio Nobel da Paz 2010, na última sexta-feira, "por seus esforços continuados e não violentos em prol dos direitos humanos na China", segundo o Comitê Nobel norueguês.
O dissidente, de 54 anos, cumpre uma pena de 11 anos em regime fechado por ter sido um dos autores da Carta 08, exigindo a democratização da China. Ele foi condenado por "subversão do poder do Estado".
Fonte: Veja - Agências

Nenhum comentário:
Postar um comentário