Chilenos comemoram o resgate

Cidade próxima à mina San José comemora resgate de 33 mineiros com grande festa na praça principal

Residentes de Copiapó celebram resgate histórico de 33 mineiros de jazida San José, no norte do Chile/Foto: AFP

Mais de três mil pessoas se reuniram na principal praça da cidade chilena de Copiapó na noite desta quarta-feira em uma emocionante festa em comemoração ao resgate dos 33 homens presos na mina San José, a cerca de 45 km do município.

“Deus só pode ser chileno”, afirmou a educadora Mabel Zuñiga, 28 anos, que chorou muito ao ver no telão o resgate do último mineiro, Luis Urzúa. Ela e as amigas Massiel, 28 anos, e María Fernanda, 27, pediram para sair mais cedo do trabalho e chegaram às 19h na Plaza de Armas. Enquanto assistiam às imagens, elas se abraçavam e se diziam orgulhosas de viver em uma região que tem a mineração como principal atividade econômica. “Ser chileno é bom, mas ser mineiro é muito melhor”, disse Massiel.

Na festa em Copiapó, poucos conseguiram conter as lágrimas quando, no telão, Urzúa apareceu cantando o hino nacional chileno ao lado do presidente do país, Sebástian Piñera. Na Plaza de Armas, um forte coro se somou ao da mina San José, enquanto bandeiras do Chile e outras que estampavam os rostos dos 33 mineiros se agitavam sem parar. Cornetas e buzinas animavam a festa, que depois se tornou uma carreata pelas ruas da cidade.

Vendedores ambulantes passavam pela multidão oferecendo bandeiras, chapéus, canetas, doces, amendoins, chaveiros, entre outros souvernirs da história que comoveu o mundo. Em um palco, apresentações musicais não prendiam muito a atenção dos presentes, que tinham os olhos fixados no telão com imagens da mina San José.

A secretária Patricia , 38 anos, levou o filho de três anos, Nicolas, para “celebrar os mineiros”. Emocionada, ela disse que sempre acreditou que os 33 homens fossem ser resgatados com vida, mas se surpreendeu com a rapidez e tranquilidade do processo. “Deus elegeu o Chile para dar uma boa notícia ao mundo”, afirmou.

A mãe de Patricia, Francisca, 62 anos, também comemorou muito o final feliz para o acidente na mina San José. “No sul do mundo ocorreu um milagre”, disse ela, que aproveitou para fazer da festa dos mineiros uma reunião familiar. Ao lado de dois filhos e do neto, ela justificou. “Não dá para ver algo assim de casa. Seria muito egoísmo”, explicou. “Nessas horas, é preciso estar com toda a cidade”.

 Chilenos celebram resgate de mineiros/AP


Dois ou três mineiros podem ter alta nesta quinta, diz médico no Chile

Dois ou três dos 33 mineiros resgatados na véspera da Mina San José, no Chile, podem ter alta às 16h desta quinta-feira (14), segundo os médicos que os atendem no hospital de Copiapó, no norte do país.

O subdiretor do hospital, Jorge Montes, disse que o prazo inicial de hospitalização, de 48 horas, talvez não seja necessário em alguns casos. Ele disse que esse número era uma média, e que cada caso é um caso.

"A maioria dos mineiros se comportou muito bem do ponto de vista médico", disse Montes. Do ponto de vista oftalmológico, eles também estão bem.

Havia o temor de como eles reagiriam à luz, após 69 dias sob a terra.

"Eles se acostumaram bem à luz natural", disse. Apenas um deles registrou úlcera na córnea.

"Além disso, psicologicamente estão bem, tanto como qualquer um de nós", garantiu.

Três mineiros foram submetidos a cirurgias dentárias, com anestesia geral, em consequência de infecções, mas todos evoluem bem, repetiu o ministro, que mais uma vez não revelou nomes.

Mario Gomez, de 63 anos, o mais velho dos mineiros, está com pneumonia, mas se recupera bem.

Centenas de pessoas, principalmente jornalistas e parentes dos mineiros, estão na frente do hospital, que está organizando a visita de familiares em turnos de três pessoas.

Os 33 mineiros posam para foto com o presidente do Chile, Sebastián Piñera, nesta quinta-feira (14) no hospital de Copiacó. (Foto: Reuters)

Luis Urzúa, chefe dos mineiros, chega ao hospital em Copiapó após ser libertado. (Foto: AP)



Fontes: IG - G1 - TV Globo

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails