O acampamento que cerca a mina / Reuters
Após a conclusão das obras no túnel e de testes considerados bem-sucedidos, o resgate dos 33 mineiros soterrados no Chile deve começar a partir da madrugada desta quarta-feira, informou o ministro chileno de Mineração, Laurence Golborne.
Entram, portanto, na reta final os esforços para que os mineiros voltem à superfície, após 68 dias sem ver o sol.
Na madrugada desta segunda-feira, ao menos cinco horas antes do que haviam previsto originalmente as autoridades chilenas, os técnicos de resgate concluíram o “encamisado” – o reforço das paredes do túnel pelo qual os mineiros passarão – para garantir as condições de segurança.
Com o revestimento do túnel, os especialistas tentam evitar que rochas se desprendam, contendo-as com tubos de aço soldados entre si.
Mineiros receberão roupa especial para resgate
O diretor da Associação Chilena de Segurança, Alejanodro Pino, apresentou nesta segunda-feira o traje que os 33 homens presos na mina San José vão usar durante o resgate.
Cada um dos trabalhadores receberá um kit com macacão, jaqueta, manta, meias e roupas de baixo, além de um cinto especial para que possam ser monitorados pela equipe e um aparelho de computador que registra frequência cardíaca e sanguínea e pressão arterial
O traje, que tem a cor verde e o nome de cada mineiro bordado, foi confeccionado no Chile com material importado que absorve umidade e transpiração.
Paciência
Durante uma conversa com Pino, os mineiros mandaram uma mensagem aos jornalistas. "Eles pediram que tenham paciência, porque nos primeiros dias após o resgate vão querer ficar com suas famílias", afirmou a autoridade.
Segundo ele, os mineiros querem fazer mais uma aula de mediatraining (como lidar com a imprensa) na terça-feira. Pino perguntou o que eles gostariam de dizer aos jornalistas, e eles responderam que, além de pedir paciência, gostariam de agradecer a todos os profissionais da imprensa nacional e mundial.
"Estou enviando um abraço simbólico a vocês", afirmou.
Pino disse, ainda, que os mineiros estão com "excelente ânimo" e "ansiosos, mas tranquilos". "Eles disseram que sabem tudo o que têm de fazer", relatou.
O resgate dos 33 homens presos na mina San José começará de terça-feira para quarta-feira, à meia-noite. Na manhã desta segunda-feira, o processo de revestimento do túnel por onde eles serão retirados foi encerrado.
Veja como será resgate dos mineiros no Chile
Fontes: IG/ Luísa Pécora - BBC

Nenhum comentário:
Postar um comentário