Nova superbactéria é "bomba relógio", diz cientista

A superbactéria, chamada NDM-1 (metalo-beta-lactamase 1 de Nova Délhi), resiste a quase todos os tipos de antibióticos

A nova superbactéria mutante originária da Índia epresenta uma ameaça mundial, advertiu cientista

A nova superbactéria mutante originária da Índia, aparentemente resistente a quase todos os antibióticos conhecidos, representa uma ameaça mundial, advertiu nesta segunda-feira o cientista francês Patrice Nordmann.


"Temos a necessidade urgente de estabelecer um sistema de vigilância internacional nos próximos meses e examinar todos os pacientes que derem entrada a qualquer sistema de saúde" em tantos países quanto for possível, disse Nordmann, do Hospital Bicetre, da França.

A superbactéria, chamada NDM-1 (metalo-beta-lactamase 1 de Nova Délhi), e suas variações parecem ter se originado na Índia. Ela foi detectada pela primeira vez em 2007, na Grã-Bretanha. A NDM-1 resiste a quase todos os tipos de antibióticos, inclusive os carbapenemas, geralmente reservados às emergências e ao tratamento de infecções multirresistentes.

"Por enquanto não sabemos quão rapidamente o fenômeno está se espalhando (...). Pode levar meses ou anos, mas o certo é que se espalhará", afirmou Nordmann, destacando que já foram tomadas medidas na França e que outras estão em discussão no Japão, em Cingapura e na China. "É como uma bomba relógio", explicou.

Nordmann participa da 50ª Conferência Intercientífica sobre Agentes Antimicrobianos e Quimioterapia (Interscience Conference on Antimicrobial Agents and Chemotherapy), que reúne 12.000 especialistas em doenças infecciosas em Boston, nos Estados Unidos.

O cientista, que é chefe do departamento de bacteriologia e virologia do hospital francês, disse que a bactéria encontrará terreno fértil na população de 1,3 bilhão de pessoas da Índia.


Fontes: EXAME - VEJA - Agências

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails