WASHINGTON - Os EUA anunciaram nesta quarta-feira, 29, sanções contra oito membros do governo iraniano acusados de violações aos direitos humanos durante a repressão aos protestos pós-eleitorais de 2009.
Entre os afetados estão o chefe da Guarda Revolucionária, Mohammad Ali Jafari e o ex-promotor geral de Teerã Said Mortazevi e o ministro do Bem Estar Social Sadeq Mahsouli
Segundo o governo americano, ele era ministro do Interior na época da eleição e participou da invasão da Universidade de Teerã.
As sanções foram assinadas hoje pelo presidente Barack Obama e preveem o congelamento de bens dos envolvidos.
Hillary e Geithner anunciam sanções/J. Scott Applewhite/AP
"As punições visam iranianos responsáveis pelas violações graves e contínuas de direitos humanos no Irã", diz comunicado conjunto dos departamentos do Tesouro e de Estado.
"Os EUA vão sempre ficar ao lado daqueles que pretendem ter suas vozes ouvidas no Irã", acrescentou o comunicado. "Seremos uma voz para estas aspirações universais e continuaremos a pedir que o governo iraniano respeite os direitos do seu povo".
Completam a lista Qolam-Hossein Mohseni-Ejei, promotor-geral e ex-ministro da Inteligência, Heydar Moslehi, ministro da Inteligência, Mostafa Mohammad Najjar,ministro do Interior, Ahmad-Reza Radan, o vice-diretor da polícia nacional, e Hossein Taeb, ex-diretor das milícias Basij.
Fonte: O ESTADO DE S PAULO
Nenhum comentário:
Postar um comentário