Desfile modesto marca último 7 de Setembro da era do presidente Lula

Sem autoridades estrangeiras e em plena campanha, só Lula e ministros vão ao evento

Lula e a primeira-dama, Marisa Letícia, no desfile do ano passado/Presidência

A comemoração do Dia da Independência do Brasil nesta terça-feira (7) será marcada pela despedida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A pouco menos de quatro meses do fim do mandato e em pleno período eleitoral, a festa deverá ser mais modesta e não terá presença de autoridades estrangeiras.

Todos os ministros de Estado deverão prestigiar o desfile, mas, devido às eleições, a festa será mais simples do que em anos anteriores. Não está previsto pronunciamento do presidente e o custo da cerimônia, de R$ 1 milhão, é o menor desde que Lula assumiu o Planalto.

Em 2008, em visita oficial ao Brasil, a líder da Argentina Cristina Kirchner acompanhou Lula no desfile. No ano passado, Ano da França do Brasil, o presidente Nicolas Sarkozy, participou do evento. A vinda do líder francês foi marcada pela discussão da compra de caças pelo Brasil. À época, a França chegou a ser anunciada como a vencedora, mas o governo voltou atrás e até hoje não há decisão sobre quem ganhou a disputa: os franceses, os americanos ou os suecos.

Os candidatos à presidência da República não deverão comparecer, ao menos não foram convidados oficialmente pela organização, a cargo da Secretaria de Comunicação da Presidência.

Ainda devido ao período eleitoral, Lula decidiu não fazer o tradicional pronunciamento oficial no rádio e na TV porque a mensagem teria que ser aprovada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O mesmo tribunal já multou o presidente seis vezes por propaganda eleitoral à candidata petista Dilma Rousseff.

Tema

A parada de 7 de Setembro deste ano tem como tema Cultura popular como ferramenta para a promoção da paz, com o mote Viva o Brasil que existe em cada um de nós.

A cerimônia é tradicionalmente composta por desfiles civis (organizados pelas secretarias de Cultura e de Educação do Governo do Distrito Federal) e militares (de responsabilidade do Ministério da Defesa) e encerrado com apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea, a Esquadrilha da Fumaça.

Estrutura

Para este ano, estima-se que cerca de 30 mil pessoas compareçam ao desfile, expectativa menos otimista do que a do ano passado, quando esperava-se 50 mil expectadores, mas compreceram 35 mil, de acordo com a Polícia Militar.

Em se tratando de eventos na Esplanada dos Ministérios, público de 30 mil pessoas é considerado pequeno. A festa de 50 anos da capital federal – comemorada dia 21 de abril deste ano – contou com a presença de aproximadamente um milhão de pessoas, segundo estimativa da PM.

A infraestrutura para o desfile de 7 de Setembro inclui 300 banheiros químicos, 28 pontos de distribuição de água e 16 postos de atendimento do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da Secretaria de Saúde. A arquibancada coberta vai abrigar aproximadamente 20 mil pessoas, haverá espaço reservado para imprensa e tribunas para autoridades e para cerca de mil convidados.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails