Criminosos libertam reféns e se entregam em hotel no Rio; mulher morre durante tiroteio

Bandidos se entregaram após negociações

Fotos do incidente

Reféns são libertados após ficarem na mira de criminosos em um hotel na zona sul do Rio; uma pessoa morreu/Felipe Dana/AP

Uma mulher que descia de um táxi morreu atingida no tiroteio entre criminosos e policiais militares durante a invasão no Hotel Intercontinental, em São Conrado, na zona sul do Rio. Quatro policiais militares estão feridos, mas sem gravidade. A polícia faz uma varredura no hotel neste momento.

Dez criminosos que se refugiaram no local se entregaram por volta das 11h. Os reféns, que eram mantidos na cozinha do hotel, foram liberados, segundo informações do coronel Lima Castro, coordenador de Comunicação Social da PM do Rio de Janeiro.

Um caveirão, carro de combate usado pela Polícia Militar em operações em favelas, está parado na porta do Intercontinental, assim como ambulâncias e carros da Polícia Civil --há um cordão de isolamento no local. Espera-se, agora, que os presos sejam retirados.

A Secretaria de Segurança Pública informou que até agora oito fuzis e cinco granadas foram apreendidos. Uma jaqueta e uma moto perfuradas por balas também foram encontradas.

TIROTEIO E INVASÃO

A ação começou antes da invasão do hotel, quando traficantes e os policiais do 23º Batalhão da PM, do Leblon, trocaram tiros por volta das 8h30, após a PM encontrar o grupo, armado, passando pelas ruas do bairro. O tiroteio, que durou cerca de 40 minutos, foi muito intenso, de acordo com os moradores.

Alguns criminosos fugiram em direção à favela da Rocinha, enquanto outros entraram no hotel. Os bandidos estavam em três vans, cinco motos e vários carros. De acordo com a polícia, o bando vinha do morro do Urubu, em Pilares, zona norte, para uma festa no morro da Rocinha. Estima-se que o grupo era formado por cerca de 30 pessoas.

O professor de Educação Física Felipe Lopes Pereira, que passava pelo local no momento da ação, contou que foi rendido por seis homens armados em uma van. O grupo entrou em seu carro e o obrigou a levá-lo ao Intercontinental. Ao chegar lá, ele foi obrigado a derrubar a guarita que protege a entrada do hotel.

De acordo com um funcionário, homens armados e encapuzados invadiram o hotel pela cozinha, fazendo cerca de 30 pessoas como reféns. Hóspedes que tomavam café da manhã foram colocadas em uma sala. Policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais, o Bope, negociaram com os traficantes. Os hóspedes foram retirados aos poucos do local pelos policiais.

Cerca de 600 pessoas estavam hospedadas no Intercontinental na hora do crime. Grande parte é formada por atletas que disputariam amanhã a meia-maratona da cidade. Há ainda um grupo de dentistas que participa de um congresso, que acontece no centro de convenções do complexo.

Logo após a invasão, moradores relataram que viram criminosos transitando pelo bairro, andando na contramão das vias e atirando indiscriminadamente, armados com fuzis e outras armas pesadas. Na rua Aquarela do Brasil e na avenida Prefeito Mendes de Moraes, nas imediações, há vários carros com marcas de tiros. Um ônibus também foi atingido, mas nenhum passageiro se feriu.

Os túneis Zuzu Angel e Acústico, que ligam São Conrado à Zona Sul do Rio, chegaram a ser interditados pela CET- Rio no início da manhã, mas já foram abertos. O trânsito está engarrafado. O shopping Fashion Mall, vizinho ao hotel, está fechado. Lá existem lojas de grifes de luxo, como Armani Exchange --não há previsão de reabertura.

Hóspedes do Intercontinental observam movimentação da polícia de suas janelas/Felipe Dana/AP

Policial mostra granada que, segundo ele, foi encontrada junto com os traficantes presos/Felipe Dana/AP

Bope faz varredura em hotel do Rio

Equipes do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) estão checando todas instalações do hotel Intercontinental, invadido por criminosos que participaram de um tiroteiro com a polícia no bairro de São Conrado, zona sul do Rio, nesta manhã. Dez criminosos se entregaram em torno das 11h. Foram apreendidos com eles oito fuzis e cinco revólveres e granadas, entre outras munições.

As buscas também estão sendo feitas nos condomínios dos arredores do Intercontinental. Nos jardins de um dos condomínios, o Village São Conrado, foi encontrada uma granada.

O tiroteiro durou cerca de 40 minutos. Os bandidos estavam em três vans, cinco motos e vários carros. Segundo a polícia, o bando vinha do morro do Urubu, em Pilares, zona norte, para uma festa no morro da Rocinha. Estima-se que o grupo era formado por cerca de 30 pessoas.

O professor de Educação Física Felipe Lopes Pereira, que passava pelo local no momento da ação, contou que foi rendido por seis homens armados em uma van. O grupo entrou em seu carro e o obrigou a levá-lo ao Intercontinental. Ao chegar lá, ele foi obrigado a derrubar a guarita que protege a entrada do hotel.

De acordo com um funcionário, homens armados e encapuzados invadiram o hotel pela cozinha, fazendo cerca de 30 pessoas como reféns. Hóspedes que tomavam café da manhã foram colocadas em uma sala. Cerca de 600 pessoas estavam hospedadas no Intercontinental na hora do crime. Grande parte é formada por atletas que disputariam amanhã a meia-maratona da cidade. Há ainda um grupo de dentistas que participa de um congresso, que acontece no centro de convenções do complexo.

Já segundo José Oliveira e Silva, morador de um condomínio nas proximidades do hotel, o tiroteio foi muito intenso. "Parecia que eu estava no Iraque", disse.

Outro morador, Ricardo Valladares, disse que viu bandidos encapuzados e armados de fuzis, atravessando os jardins do condomínio onde mora. "Estamos todos apavorados. Não sabemos se há bandidos aqui dentro. Ninguém sai de casa. Estamos trancados", contou.

Após a invasão, outros moradores relataram que viram criminosos transitando pelo bairro, andando na contramão das vias e atirando indiscriminadamente, armados com fuzis e outras armas pesadas. Na rua Aquarela do Brasil e na avenida Prefeito Mendes de Moraes, nas imediações, há vários carros com marcas de tiros. Um ônibus também foi atingido, mas nenhum passageiro se feriu.




Fonte: FOLHA/CIRILO JUNIOR,BEATRIZ TAFNER e CLÁUDIA IZUMI - TV Globo

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails