Aumentam as chances de parlamento sem maioria na Austrália

Com cerca de 75% dos votos contados neste sábado a Comissão Eleitoral Australiana afirma que a disputa segue acirrada entre o governista Partido Trabalhista e a oposição conservadora.

Gillard e Abott (direita) disputam para tornar-se chefe do novo governo/BBC

Analistas dizem que é alta a possibilidade de um parlamento dividido, sem que um único partido conquiste sozinho a maioria.

Projeções da TV australiana ABC sugerem que nenhum dos dois partidos deve conquistar os 76 assentos necessários para comandar o parlamento do país.

A última vez que o país teve um parlamento dividido foi em 1940.

Disputa

A atual premiê do país, Julia Gillard disse que pode levar alguns dias para que o resultado do pleito seja conhecido e que os partidos independentes podem exercer papel fundamental na composição do novo governo.

Gillard se tornou primeira-ministra em junho passado, depois substituir o então primeiro-ministro Kevin Rudd na liderança do Partido Trabalhista.

Mas ela vem perdendo popularidade por causa de várias questões, que incluem a maneira usada para tomar o posto de Rudd na liderança do partido, e sua política de governo para mudanças climáticas.

O líder da oposição conservadora, Tony Abbott, disse que este seria “um dia para tirar pelo voto um governo ruim”.

“É um dia no qual podemos votar a favor de um governo competente que respeite o contribuinte”, disse ele ao votar em Sydney.

Apelidade de “monge maluco” por ter estudado por um breve período para tornar-se padre, Abott tem posição contrária a temas como aborto, união de pessoas do mesmo sexo e declara-se cético em relação às mudanças climáticas.

Analistas dizem que durante a campanha ele buscou se apresentar ao eleitor como uma alternativa segura ao atual Partido Liberal, que vem registrando disputas internas.

Gillard espera que a forma como o governo australiano lidou com a crise economica mundial - A Austrália recuperou-se rapidamente - seja recompensada com uma vitória nas urnas.

Fonte: BBC

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails