Lula e Chávez fazem encontro reservado em Brasília

Venezuelano e brasileiro discutem política e tentam afinar o tom para cúpula da Unasul



O presidente Lula e o venezuelano Hugo Chávez, que se encontram nesta quarta-feira em Brasília; líderes devem discutir temas bilaterais e afinar o tom para encontro da Unasul/Antonio Cruz/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o venezuelano Hugo Chávez realizaram nesta quarta-feira (28) uma reunião reservada de uma hora e meia na sede do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília.

Uma fonte ligada ao Palácio do Planalto disse que os assuntos predominantes do encontro reservado entre Lula e Chávez foram política e acordos bilaterais.

Chávez chegou ao Palácio do Itamaraty por volta das 11h30 e foi recebido por Lula, que enquanto aguardava o líder venezuelano fez comentários sobre a partida desta noite entre Flamengo e Corinthians pela Libertadores. Em tom de brincadeira, o corintiano Lula comentou que o atacante da equipe paulista está mais magro do que o flamenguista Adriano.

A fonte não adiantou exatamente que assuntos e quais acordos foram tratados. Mas a expectativa era a de que os presidentes discutissem a eleição para secretário-geral da Unasul (União das Nações Sul-Americanas), que ocorrem no próximo dia 4 de maio, durante reunião de cúpula da entidade em Buenos Aires.

O principal favorito a ocupar o cargo é o ex-presidente argentino Néstor Kirchner, marido da atual governante do país, Cristina Kirchner.

Além da eleição, outro tema importante da cúpula da Unasul será um plano de diálogo com os Estados Unidos, país com o qual o governo de Chávez mantém relações conflituosas, e a escolha do secretário-geral do organismo.

Fontes do Itamaraty disseram que Lula pediria a Chávez que moderasse o tom de suas críticas contra o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o colombiano Álvaro Uribe.

Após esse encontro, que não teve a presença de nenhum assessor, os dois presidentes iniciaram uma reunião ampliada, com a participação de ministros venezuelanos e brasileiros. Também participam representantes da estatal petroleira venezuelana PDVSA e da Petrobras, além da petrolífera privada Braskem.

Antes de ir para o Itamaraty, Chávez disse a jornalistas em Brasília que pretende aproveitar a reunião para analisar o desenvolvimento das obras da refinaria Abreu e Lima, uma associação entre a Petrobras e a PDVSA.


- Trata-se de uma refinaria que nos permitirá trazer petróleo venezuelano para refinar aqui.

Primeira mensagem de Chávez no Twitter é sobre o Brasil


Reprodução da página do perfil do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, no Twitter mostra primeira mensagem do governante, sobre viagem ao Brasil/Reprodução

A primeira mensagem do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, no Twitter tratou da viagem do governante ao Brasil, nesta quarta-feira (28).

Por volta da 0h no horário local (1h30 de Brasília), @chavezcandanga postou a seguinte mensagem em seu perfil na rede de microblogs, que já tem quase 30 mil seguidores: "Olá, como estão? Apareci como havia dito: à meia-noite. Vou para o Brasil. E muito contente a trabalhar pela Venezuela. Venceremos!!".

A veracidade da conta de Chávez no Twitter foi confirmada nesta terça-feira (27) pelo ministro de Obras Públicas, Diosdado Cabello, que fez o anúncio de forma solene.


- Camaradas: @chavezcandanga já está reservada, e logo teremos mensagens por esse canal de nosso comandante.

Há pouco mais de um mês Chávez anunciou que teria sua própria "trincheira na internet". Na última segunda-feira (26), Cabello disse que o governo venezuelano vai "tomar de assalto" as redes sociais e todos os membros do partido oficial terão uma conta no Twitter.

Fonte: R7 - Agências

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails