Caos em Santa Catarina

Sobe para 22 o número de cidades em emergência em SC; 135 mil são afetados

Subiu para 22 o número de cidades que decretaram situação de emergência em Santa Catarina em decorrência das fortes chuvas que atingem o Estado desde a última quinta-feira (22). Os temporais também já afetaram cerca de 138 mil pessoas e fizeram 5.500 saírem de casa.

De acordo com o último balanço divulgado pela Defesa Civil, os municípios que estão em emergência são: Anchieta, Bela Vista do Toldo, Caçador, Concórdia, Dona Emma, Leblon Régis, Matos Costa, Nova Itaberaba, Penha, Presidente Castello Branco, Rio das Antas, Rio do Campo, Timbó Grande, Xavantina, Itaiópolis, São José do Cedro, Santa Terezinha, Taió, Palma Sola, Apiúna, Princesa e Barra do Sul.


Ao todo, 51 cidades foram afetadas no Estado e 138,9 mil pessoas. Dessas, mais de 5.500 tiveram que deixar suas casas, sendo 5.131 desalojados --estão em casas de amigos e parentes-- e outras 581 desabrigadas, ou seja, dependem de abrigos públicos. Os temporais também já deixaram dez pessoas feridas.

O governador Leonel Pavan anunciou, na tarde de ontem, que encaminhou à Secretaria da Defesa Civil Nacional pedido inicial de R$ 6,5 milhões para atender aos municípios catarinenses atingidos pelas últimas chuvas, que já destruíram 1.634 casas em todo o Estado.

De acordo com o Epagri/ Ciram, as chuvas devem diminuir a partir desta terça-feira, mas as temperaturas devem cair na maior parte do Estado devido a uma massa de ar frio que chega a região. Termômetros devem chegar a marcar temperaturas inferiores aos 10ºC no planalto sul.

Rodovias

As chuvas também provocaram danos em diversas estradas que cruzam o Estado de Santa Catarina, provocando interdições parciais. Na SC-474, o motorista encontrava problema no km 45, em Blumenau, devido à queda de barreira. Já na SC-445, o asfalto cedeu no km 44, em Siderópolis.

Outros trechos com interdições são o km 30 da SC-488, em Lindóia do Sul; o km 62 da SC-466, em Ita; o km 137 da SC-423, em Rio do Campo; o km 1 da SC-457; o km 71 da SC-71, na cidade de Leblon Régis; e o km 161 da SC-422, entre Taió e Salete.

Já nas rodovias federais, as chuvas causaram problemas na BR-280, onde há interdição entre o km 109 e 84. O motorista deve utilizar um desvio pela serra Dona Francisca, devido a queda de barreira. Vários outros pontos da estrada tiveram quedas, mas sem interrupção.



Paraná

As chuvas e os vendavais que atingiram a região Sul do país nos últimos dias afetaram pelo menos 41 cidades do Paraná. Seis delas ainda registram moradores desalojados e desabrigados, segundo a Defesa Civil do Estado.

Nenhuma cidade teve homologado o decreto de situação de emergência, mas pelo menos duas - Pinhais e Francisco Beltrão - ainda podem decretar a situação por conta dos estragos. As buscas a uma pessoa que desapareceu na sexta-feira (23), levada pela correnteza do rio Atuba, em Pinhais, continuam nesta terça-feira (27), segundo a Defesa Civil.

Cerca de 240 mil pessoas foram afetadas em todo o Estado. Deste total, ainda permanecem desalojadas 378 pessoas e 543 estão desabrigados, totalizando a quantidade de 13.979 pessoas afetadas.


Fontes: FOLHA - G1- R7 - TV Globo - TV Record

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails