A instituição afirma que armazena hoje 167 Tbytes (cerca de 171 mil Gbytes) de informação baseada na rede
A Biblioteca do Congresso dos EUA, em Washington, anunciou que arquivará todas as mensagens públicas postadas no Twitter desde o início do serviço de microblog, em março de 2006. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (14).
Os tuítes ficarão arquivados digitalmente nos servidores da instituição.
O anúncio foi feito primeiramente no perfil da biblioteca no Twitter e, depois, no blog oficial.
Tuíte do perfil oficial do presidente Barack Obama, quando ele foi eleito nos EUA no final de 2008
A instituição afirmou que divulgará mais tarde um comunicado à imprensa com detalhes sobre a aquisição. "Espere ver uma ênfase nas implicações acadêmicas e de pesquisa", escreveu Matt Raymond, diretor de comunicação da biblioteca.
Entre os tuítes destacados pela instituição como os mais importantes, estão o primeiro de todos, escrito pelo cofundador do Twitter Jack Dorsey, a mensagem postada no perfil de Barack Obama quando ele foi eleito presidente dos EUA e uma série de tuítes de um fotojornalista preso no Egito e libertado depois da repercussão no serviço de microblog.
Segundo a Biblioteca do Congresso, o próprio Twitter anunciará a novidade hoje em seu blog oficial, durante a primeira conferência para desenvolvedores do serviço, a Chirp, que ocorre hoje e amanhã em San Francisco.
"Se você pensa que a Biblioteca do Congresso é 'só para livros', pense nisto: ela tem coletado materiais da web desde que começou a colher sites de campanha à Presidência e ao Congresso dos EUA em 2000", escreveu Raymond.
A instituição afirma que armazena hoje 167 Tbytes (cerca de 171 mil Gbytes) de informação baseada na rede, como blogs, sites de candidatos à presidência dos EUA e páginas de membros do Congresso.
Fonte: FOLHA/RAFAEL CAPANEMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário