Ventania atinge o litoral de Santa Catarina

Moradores flagram tornado em Barra Velha, litoral norte do estado. Região tem instabilidades em níveis médios e altos da atmosfera.

O mau tempo que atinge o país neste final de semana assusta os moradores da região sul. Um leitor do G1 flagrou um tornado neste domingo (7) na cidade de Barra Velha, litoral norte de Santa Catarina.

De acordo a meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar, Sheila Paz, quando não toca o chão esse fenômeno é chamado de nuvem funil, mas como ele encosta na superfície trata-se de um tornado. "Ele se formou em um ambiente instável que estava propício a esse tipo de fenômeno, mas não tem relação com o ciclone que está descendo da costa do Espírito Santo e deve chegar ao sul do país nesta segunda-feira."


Leitor flagra ventania em Barra Velha, litoral de Santa Catarina, na manhã neste domingo (7). (Foto: Francine Lucatelli/VC no G1)

A partir de segunda-feira (08) e pelo menos até o início da quarta-feira (10) a formação e desenvolvimento de um sistema de baixa pressão intensificará os ventos em mar aberto e na costa leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina com rajadas superiores a 80 km/h, de acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Cptec.

As últimas informações indicam que o sistema de baixa pressão deverá atingir sua máxima intensidade a partir da tarde de segunda e durante a terça-feira (9), onde ficará mais próximo da costa leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Os órgãos afirmam que há dificuldade em prever a intensidade das chuvas e ventos causados pelo sistema, o que faz aumentar o grau de incerteza desta previsão. Por isso, os ventos nas regiões já poderão se intensificar a partir da manhã da segunda.

A área mais provável a ser atingida por este sistema é o nordeste do Rio Grande do Sul e o sudeste de Santa Catarina, porém o litoral leste do Rio Grande do Sul, as demais áreas do litoral de Santa Catarina e o litoral do Paraná, também se encontrarão em área de risco.

Este sistema deverá provocar ainda chuva intensa na faixa litorânea entre o leste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, principalmente entre segunda e terça-feira. O sistema de baixa pressão poderá persistir durante a quarta-feira, porém perdendo intensidade.

Fontes: G1 - TV Globo

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails