SP espera vacinar 20 mi contra gripe suína; doença causa 1ª morte do ano no Estado

O governador de São Paulo, José Serra (PMDB), afirmou nesta segunda-feira que 20 milhões de pessoas devem ser vacinadas no Estado contra a gripe A (H1N1)


Governador de SP, José Serra, simula aplicar vacina contra gripe suína em Isaías Raw, assessor científico do Instituto Butantã / Edson Lopes Jr./Folha Imagem

A campanha foi lançada hoje e se estende até maio, em cinco etapas.

De acordo com dados do governo, desde janeiro já foram confirmados sete casos da doença no Estado, com uma morte --em Santa Bárbara d'Oeste. No ano passado foram confirmados 10 mil casos da doença em São Paulo, com cerca de 500 mortes.

Ao lançar a campanha nesta segunda, ao lado do governador, o secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, afirmou que a vacina tem grau de eficiência em mais de 80% dos casos. "A mesma vacina que está sendo aplicada no Brasil foi utilizada na Europa e nos Estados Unidos", disse.

Durante o evento, realizado no Centro de Distribuição e Logística, em Pinheiros (zona oeste), Serra e Barradas vestiram casacos e entraram na câmara fria para visitar o local onde ficam armazenadas as doses. Depois, o governador simulou aplicar a vacina no secretário e em Isaías Raw, assessor científico do Instituto Butantã.

Segundo Helena Sato, diretora de imunização da Secretaria da Saúde, a única contra indicação da vacina é para pessoas alérgicas a ovo.

Calendário

A vacinação contra a gripe suína será realizada em cinco etapas. Na primeira, iniciada nesta segunda e que vai até dia 19, serão imunizados 704,7 mil profissionais da área da saúde no Estado e 4.600 moradores de aldeias indígenas.

A segunda fase da vacinação, que começa dia 22 de março, incluirá as gestantes, crianças entre seis meses e dois anos de idade e portadores de doenças crônicas, asmáticos graves, diabetes, pessoas imunodeprimidas, cardiopatas e portadores de doenças respiratórias crônicas, entre outros.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, as gestantes poderão ser vacinadas entre 22 de março e 21 de maio. Já a vacinação para crianças de seis meses a dois anos e para os portadores de doenças crônicas terminará em 2 de abril.

Na terceira etapa da campanha, entre os dias 5 e 23 de abril, serão vacinadas pessoas com idades entre 20 a 29 anos de idade. Entre os dias 24 de abril a 7 de maio, serão imunizadas pessoas com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas --os demais idosos devem tomar a vacina contra a gripe comum (sazonal).

Na última etapa da campanha será realizada entre os dias 10 e 21 de maio, para adultos com idades entre 30 e 39 anos.

Internet

A novidade da campanha será a utilização da internet. A partir de segunda-feira (8), o internauta poderá se cadastrar no site do Ministério da Saúde, informar sua faixa etária e pedir para ser avisado por email da data de sua vacinação. O serviço estará acessível também em sites comerciais onde a campanha será veiculada.

Fonte: FOLHA / TATIANA SANTIAGO

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails