ONU aponta quatro capitais brasileiras entre as mais desiguais do mundo

Goiânia, Fortaleza, Belo Horizonte e Brasília perdem só para três cidades da África do Sul

Goiânia, Fortaleza, Belo Horizonte e Brasília estão entre as cidades mais desiguais do mundo, segundo relatório divulgado nesta sexta-feira (19) pela ONU (Organização das Nações Unidas). As quatro cidades brasileiras ficam atrás apenas de Buffalo City, Joannesburgo e Ekurhuleni, todas na África do Sul.

Segundo o relatório, as cidades brasileiras apresentam um índice de desigualdade superior a 0.60. Esse índice, chamado Gini, vai de 0 a 1, sendo que 0 significa igualdade maior. Já as cidades da África do Sul têm um índice de 0.71. Outros destaques negativos são Bogotá, Barranquila e Cali, na Colômbia; Lagos, na Nigéria; Chiangmai e Udonthani, na Tailândia.

Entretanto, o estudo também mostra que as cidades brasileiras citadas têm um índice de água tratada e saneamento básico muito melhores que as cidades africanas.

A pesquisa mostra que a sensação de que os ricos estão ficando mais ricos é grande. Segundo a ONU, 59% dos latino-americanos, 69% dos asiáticos e 71% dos africanos, acham que as reformas urbanas servem aos interesses dos mais ricos.

Outro ponto a favor do Brasil é o fato de um grande número de cidades contribui para o PIB [produção de riquezas] do país, diferentemente do que acontece em lugares como a Coreia do Sul, Hungria e Bélgica. Já nos países emergentes, o estudo mostra que, em 2004, as cinco maiores cidades da Índia e da China respondiam por 15% do PIB dos países.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails