Os membros da zona do euro --grupo de países que usa o euro como moeda única-- se comprometeram hoje a tomar medidas "decididas e coordenadas" para garantir a estabilidade financeira à região, caso seja necessário.
Porém, não anunciou ajuda financeira para a Grécia, país da zona do euro que está sob grave crise fiscal, após a reunião em Bruxelas que envolveu líderes da União Europeia, do endividado país e de outros países-membros da zona do euro.
O presidente da União Europeia, Herman Van Rompuy, enviou uma mensagem tranquilizadora ao afirmar que os 16 países que integram a a zona do euro tomarão em caso de necessidade medidas para preservar a estabilidade financeira. Ele ressaltou que a própria Grécia não pediu apoio financeiro para ajudar na redução de seu deficit público, o que tornou desnecessária qualquer iniciativa de levantar fundos para o país.
Rompuy pediu ainda aos gregos que faça todo o possível e, inclusive, empreenda ações extras para reduzir seu deficit de quatro pontos percentuais em 2010 em relação aos 12,7% do PIB (Produto Interno Bruto) com que teoricamente fechou 2009.
A declaração final sobre a reunião começa recordando que "todos os membros da zona do euro devem levar a cabo políticas fiscais sadias, conforme as regras acordadas" --segundo as regras, os países da zona do euro podem ter deficit fiscal anual de até 3% do PIB, muito inferior ao que a Grécia teve no ano passado.
"Apoiamos plenamente os esforços do governo grego e seu compromisso de fazer tudo o que for preciso, incluindo a adoção de medidas adicionais, para assegurar que alcançará os ambiciosos objetivos estabelecidos em seu programa de estabilidade para 2010 e para os próximos anos", diz o comunicado. "Fazemos um chamamento para que o governo grego para que aplique todas essas medidas de maneira rigorosa e determinada, a fim de reduzir de forma efetiva o deficit público."
Dentro desse plano, a zona do euro pediu ao Ecoffin --grupo dos ministros de Finanças da União Europeia-- que crie uma comissão para que no próximo dia 16 de fevereiro faça uma reunião para fazer recomendações aos gregos.
Editoria de Arte/Folha Imagem
Fontes: FOLHA - Agências
Nenhum comentário:
Postar um comentário