Abalo ocorreu a 363 km de Sacramento. Não houve alerta de tsunami, nem relato imediato de danos.
Um terremoto de magnitude 6 atingiu nesta quinta-feira (4) a costa da Califórnia, segundo o Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA. O tremor ocorreu às 12h20 locais (18h20 de Brasília).
Ele localizou0se a 11,2 km de profundidade, a 59 km da cidade californiana de Petrolia e a 363 km de Sacramento.
Não houve alerta de tsunami, nem relato imediato de danos.
O tremor foi sentido até em San Francisco, e também em Eureka, cidade litorânea de 26.000 habitantes situada a 76 km do epicentro.
"Estava trabalhando em meu escritório quando vi tudo tremer", declarou à AFP o tenente Murl Harphan, da polícia local.
"Não temos nenhuma informação sobre danos, por enquanto", acrescentou, precisando que o abalo não foi tão forte quanto o do sismo de 9 de janeiro passado.
Nesse dia, um tremor de magnitude 6,5, com epicentro no mar, abalou toda a região, sem deixar vítimas nem danos maiores.
O norte da Califórnia foi abalado por dois terremotos em 2005 e em 1992, ambos com magnitude 7.2.
Big One
O estado da Califórnia fica em um terreno onde há algumas das falhas geológicas mais ativas do mundo e é objeto frequente de tremores, embora, em sua maioria, de pouca magnitude.
Pesquisas científicas publicadas em 2008 constataram que existe 99% de chance de que um grande terremoto afete o sul da Califórnia nos próximos 30 anos.
A expectativa é que este tremor, denominado "Big One", alcance pelo menos 6,7 graus na escala Richter e possa causar danos similares ou superiores ao tremor que sacudiu Northridge, em Los Angeles, em 1994.
Fonte: G1- Agências - TV Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário