Portela conecta sambódromo do Rio com mundo virtual

Enredo mostra descobertas e benefícios da inclusão digital. Portela foi terceira a desfilar na Sapucaí nesta segunda-feira (15).

A Águia tradicionalmente aparece no carro abre-alas da escola. (Foto: G1/G1)


Link, backbone, senha, código binário, bluetooth... Os principais termos e conceitos do mundo tecnológico viraram inspiração para o samba da Portela. Terceira escola a desfilar nesta segunda-feira (15), com uma apresentação que durou uma hora e vinte minutos, a escola defendeu o enredo "Derrubando fronteiras conquistando a liberdade - Rio de paz em estado de graça".

A agremiação mostrou nas alegorias e nas fantasias a dedicação dos carnavalescos Alex de Oliveira e Amauri Santos. O enredo abordou a tecnologia e os benefícios da inclusão digital como ferramenta de transformação para a realidade do Rio. A iluminação foi uma das características dos adereços e carros: grande parte das sete alegorias da Portela, inclusive o abre-alas que carrega a águia, é decorada com néon.

Já na comissão de frente os carnavalescos mostraram passistas que convidavam para o ingresso no mundo virtual. Durante suas evoluções coreografadas, os integrantes chegavam a se "conectar" com fios a um tripé que acompanhava o grupo. Ao menos um integrante da ala teve problema com a fantasia, que se abriu na parte posterior.

No carro abre-alas, "Águia, backbone do espaço sideral e Rio de Janeiro, portal digital", a destaque Val Carvalho chegou a ficar parte do desfile sentada. Ela passou mal e, após tomar água e se recuperar, terminou o desfile de pé. Na dispersão, ela disse que teve uma alteração em sua pressão por causa do calor e da emoção.

As baianas fizeram uma homenagem ao Rio com as fantasias "Orla Digital: Internet Livre". Elas acompanhavam o carro abre-alas que destacava o pioneirismo carioca, que oferece internet livre em grande parte de suas vias mais importantes e conhecidas dos turistas.

Bateria

A promessa era: nada de funk na avenida. A escola planejou uma paradinha rave para a rainha Juliana Portela mostrar toda a sua graça na avenida. Juliana, que há 20 dias se submeteu a uma cirurgia para implante de 360 mililitros de silicone em cada seio, disse ainda na concentração que deveria estar de repouso. Mas, pela Portela, vale qualquer sacrifício: “se o silicone estourar, tudo bem. Pela Portela vale o sacrifício”, disse a rainha.

Gringo no samba

Depois de conquistar o hexacampeonato pelo Flamengo, o jogador Petkovic entrou animado na avenida para realizar o sonho de desfilar pela Portela. Embora não saiba sambar, ele garantiu que cantaria o samba do começou ao fim do desfile e que não pouparia esforços. “Já consegui o título com o Flamengo. Quem sabe agora não ajudo a Portela a consegui o título do carnaval”, disse o craque rubro-negro.

Enredo e alas

Com 36 alas divididas entre sete alegorias, a escola quer provar que a internet é um meio de inclusão social e não deve ser encarada como uma tecnologia excludente. O primeiro setor mostrou o portal digital, um futuro de cobertura 100% banda larga no Rio.

No segundo setor, os excluídos foram convidados a acessar esse universo para que possam ser, então, transformados. O terceiro e o quarto setores levaram a educação à distância e os benefícios das telecomunicações, respectivamente. No quinto, a azul e branca mostrou os avanços e recursos que chegam com a medicina tecnológica.

Na fase de encerramento do desfile, no sexto setor, mostra-se, na prática, a inclusão social como condição para a transformação. Para isso, a escola apresentou o universo dos blogs, chats e redes. O sétimo e último setor fez referência ao mundo dos games: "Rio de paz para viver!".

A alegoria que fechou o desfile fazia uma citação ao jogo da vida real, onde polícia e criminosos se enfrentam nos morros. A escola colocou no carro uma inscrição com a palavra paz e ainda trazia também impressa a sigla UPP, mais recente iniciativa da PM na diminuição da violência. A parte posterior do carro trouxe um telão e mostrava cenas do Morro de Santa Marta.

Quinta alegoria da Portela mostrou uma mulher grávida fazendo exame ultrassom em 3D em um centro cirúrgico / Rafael Andrade/Folha Imagem




Fontes: G1 - TV Globo - FOLHA

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails