Jobim pede a Lula para exonerar general que criticou comissão da verdade

Santa Rosa disse que grupo seria formado por "fanáticos" e viraria "comissão da calúnia"

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse nesta quarta-feira (10) que pediu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para exonerar do cargo de chefe do Departamento-geral do Pessoal do Exército, o general Maynard Marques de Santa Rosa. Jobim participava da cerimônia de posse do novo ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, quando deu a declaração.

O general criticou em nota que circula na internet a comissão da verdade, criada para investigar crimes de violação aos direitos humanos durante a ditadura, chamando o órgão de “comissão da calúnia”. Santa Rosa disse ainda, segundo reportagem da Folha de S.Paulo desta quarta-feira, que a comissão seria formada por “fanáticos”.

Não é a primeira vez que o Programa de Direitos Humanos é alvo de polêmica. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve de intervir no mês passado para acabar com a crise provocada por divergências entre Jobim e Paulo Vannuchi, dos Direitos Humanos.

Lula decidiu fazer uma mudança no texto do decreto que instituiu o programa para tentar contornar a crise instalada dentro e fora do governo por causa do seu conteúdo. A solução encontrada é reeditar o texto substituindo a expressão "aprova" por "torna público o programa". Paralelamente, Lula ordenou que o plano fosse amenizado.

A ideia é abrandar, por exemplo, a Comissão da Verdade - que analisará casos de tortura e execução sumária nos anos da ditadura (1964-1985). Em meio à troca de ataques entre setores das Forças Armadas e dos direitos humanos, o presidente deixou claro que há capítulos negociáveis, como aqueles que podem sugerir revisão da Lei de Anistia, controle da mídia e descriminação do aborto.

O programa também levou o Senado a convocar a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para falar à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) .

Opinião BGN


O projeto é um monstrengo totalitário, que tem a pretensão, inclusive, de controlar a mídia e silenciar a liberdade de expressão. Este projeto merece a lata de lixo da história.

Fontes: R7 - AE

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails