Veículos danificados pelas enchentes e deslizamentos de terra se acumulam em Funchal; equipes buscam 4 desaparecidos / Homem De Gouveia/Efe
Equipes de resgate, equipadas com escavadeiras e pás mecânicas, trabalham nesta segunda-feira em Funchal, capital da ilha da Madeira, em busca de ao menos quatro pessoas desaparecidas depois do temporal que causou enchentes e deslizamentos de madeira e matou ao menos 42.
Mais de 270 máquinas pesadas e 148 caminhões foram enviados à região para ajudar nas tarefas de limpeza dos escombros, arrastados pelas chuvas torrenciais que afetaram a ilha no sábado passado (20).
Em Funchal, as operações de limpeza são muito difíceis em consequência do estado das ruas, que têm crateras ou estão bloqueadas por montanhas de escombros.
Desde a manhã deste domingo, dezenas de bombeiros trabalham para tentar retirar a água dos estacionamentos subterrâneos de vários centros comerciais, onde testemunhas afirmam que muitas pessoas se refugiaram quando a chuva se tornou mais intensa no sábado.
A situação no centro comercial de Anadia, que fica na parte baixa da cidade e ficou completamente destruído, provoca apreensão.
De acordo com o canal de televisão SIC, apesar do trabalho incessante das bombas de água, os bombeiros só conseguiram baixar em um metro o nível da água no estacionamento. A água ainda está no nível da entrada do estacionamento, que tem dois andares subterrâneos.
O presidente do governo regional, Alberto João Jardim, pediu aos habitantes que permaneçam em casa, para não atrapalhar as equipes de resgate e evitar riscos.
As escolas dos distritos de Funchal, Ribeira Brava e Câmara de Lobos, no sul da ilha, permanecerão fechadas pelo menos até terça-feira.
Galeria
Família observa destroços de sua casa, destruída pelas chuvas do fim de semana em Funchal, capital do arquipélago da Madeira. (Foto: AFP)
Estrago provocado pelas chuvas de sábado (20) em Funchal, capital da Ilha da Madeira, em Portugal. (Foto: AFP)
Homem é resgatado ao tentar atravessar rua alagada em Funchal, na Ilha da Madeira, no sábado (20). (Foto: AP)
Fontes: FOLHA




Nenhum comentário:
Postar um comentário