Comandante taleban é capturado no Paquistão

Um dos mais importantes comandantes do grupo islâmico radical Taleban foi capturado no Paquistão em uma incursão secreta. A informação foi divulgada pelo jornal "The New York Times" nesta segunda-feira.

Segundo o jornal, Mullah Abdul Ghani Baradar é o mais importante líder taleban já capturado desde o início da guerra no Afeganistão. Ele ficou sob custódia no Paquistão e foi interrogado pelos serviços de inteligência do país e dos Estados Unidos.

A Casa Branca e a CIA (serviço de inteligência americano), no entanto, não se pronunciaram sobre as informações.

Conforme informações do "The New York Times", os oficiais norte-americanos esperam que a captura possa levá-los a outros líderes da organização.

O Taleban, no entanto, afirma que a informação é apenas um rumor. Segundo um porta-voz, Baradar está ativo no Afeganistão, organizando grupos militares e políticos. "Ele não foi capturado. Eles [os americanos] querem espalhar esse boato para desviar atenções e confundir o público", disse Zabihullah Mujahid.

Ainda de acordo com o jornal, oficiais descreveram Baradar como o segundo líder mais influente do Taleban, e muito próximo a Osama bin Laden antes dos ataques de 11 de Setembro. Segundo as fontes ouvidas, a participação do serviço de espionagem paquistanês na captura do comandante pode sugerir um novo nível de cooperação entre os líderes do país e os dos Estados Unidos.

Fontes: FOLHA - Agências

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails