Terremoto atinge Ilhas Salomão; tsunami é descartado

"Não existe a ameaça de tsunami no litoral do Pacífico", informou o centro, baseado no Havaí.

Um terremoto de magnitude 6,5 foi registrado perto das Ilhas Salomão, no Pacífico Sul, nesta segunda-feira (horário local), mas não houve relatos imediatos de danos, informaram a polícia e a imprensa locais. A possibilidade de tsunami foi descartada.

O epicentro do terremoto foi localizado 88 km ao sul-sudeste da pequena ilha de Gizo, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos. O Centro de Alerta de tsunamis do Pacífico informou que o terremoto ocorreu a uma profundidade de 33 km.

"Não existe a ameaça de tsunami no litoral do Pacífico", informou o centro, baseado no Havaí.

Um terremoto de magnitude 8,1 e um tsunami subsequente atingiram Gizo, em 2007, matando 52 pessoas e deixando milhares de desabrigados.

As Ilhas Salomão são parte do Círculo de Fogo do Pacífico, onde as placas continentais colidem frequentemente, causando registrados 85% da atividade sísmica mundial.

Em 30 de setembro, um terremoto de 7,9 graus gerou ondas gigantes que arrasaram povos inteiros da costa, matando mais de 200 pessoas e deixando quase 250 mil desabrigados em Samoa e na vizinha Tonga.

Em 26 de dezembro de 2004, na maior tragédia mundial em décadas, um tsunami causado por um terremoto de 9,1 graus de magnitude matou cerca de 230 mil pessoas na Indonésia e outros países do oceano Índico.

Fonte: FOLHA

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails