Carga de 12 toneladas inclui alimentos, água e remédios. Terremoto devastou o país na terça-feira (12).
Mais um avião carregado de mantimentos deixou a Base Aérea do Galeão, no Rio, por volta das 14h30 deste domingo (17), rumo ao Haiti. A aeronave decolou levando cerca de 12 toneladas de alimentos, água e remédios.
“Os aviões saem do Rio, descarregam na ilha e voltam para buscar mais mantimentos", explicou o capitão Fabrício Calomeno, lembrando que o terminal de cargas da base aérea está aberto para receber doações.
Precariedade do controle aéreo
Apesar de toda a agilidade da Força Aérea Brasileira (FAB) em levar assistência às vítimas do terremoto que devastou o Haiti na terça-feira (12), a precariedade do controle aéreo da capital Porto Príncipe dificultou que os aviões enviados pelo governo chegassem ao território haitiano.
Na sexta-feira (15) apenas três das oito aeronaves brasileiras enviadas ao centro da catástrofe conseguiram pousar. No sábado (16), os cinco aviões, que esperavam autorização para desembarcar, pousaram em Porto Príncipe. Um outro avião levou técnicos em comunicações para tentar restabelecer as ligações entre as equipes que trabalham nos escombros.
O ministro das Relações Exteriores brasileiro, chanceler Celso Amorim, chegou a telefonar para a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, para reclamar de problemas no tráfego aéreo do Haiti, administrado pelos Estados Unidos.
O Haiti sofre com uma das piores catástrofes de sua história. Estimativas da Agência da Organização das Nações Unidas (ONU) calculam entre 50 e 100 mil as mortes provocadas pelo terremoto de intensidade 7.
Fontes: G1- TV Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário