Governo do Haiti encerra busca por sobreviventes

O governo do Haiti encerrou a busca de sobreviventes do terremoto que arrasou o país em 12 de janeiro, anunciou a ONU (Organização das Nações Unidas) neste sábado.

Em comunicado, o Ocha (Escritório para a Coordenação de Assuntos Humanitários, na sigla em inglês) da ONU especificou que a decisão governamental foi tomada nesta sexta-feira (21), às 16h (19h de Brasília).

O terremoto que atingiu o país no último dia 12 deixou 111.499 mortos, segundo comunicado divulgado ontem pelo Ministério do Interior haitiano.

Balanço parcial da ONU menciona 121 pessoas retiradas com vida dos escombros no Haiti, um recorde histórico em desastres causados por terremotos. O terremoto de magnitude 7 aconteceu às 17h53 (19h53 em Brasília) do dia 12 e teve epicentro a 15 quilômetros da capital, Porto Príncipe.

As últimas vítimas encontradas com vida ontem foram uma mulher de 69 anos e um homem de 22. Os trabalhos de resgate contaram com a participação de 1.918 mil socorristas e 160 cães treinados, divididos em 67 equipes.

A partir de agora, a ajuda humanitária se concentrará em ajudar as milhares de pessoas que perderam suas casas, e que não têm alimentos, especialmente na capital e nas cidades mais devastadas de Jacmel e Leogane.

Segundo fontes oficiais, mais de 130 mil pessoas utilizaram até o momento os ônibus fretados pelo governo para sair da capital e ir para áreas menos atingidas pelo terremoto.

Risco de tremores secundários no Haiti é alto no próximo mês, diz centro americano

O risco de tremores secundários no Haiti nos próximos 30 dias é alto, segundo o Instituto Geológico Norte-Americano (USGS, na sigla em inglês), que em suas últimas estimativas avaliou em 25% a chance de ocorrerem movimentos de 6 graus durante esse período.

O terremoto devastador que assolou Porto Príncipe dia 12 de janeiro e que deixou ao menos 75 mil mortos foi de magnitude 7.

Todos os tremores secundários com intensidade maior que 5 podem provocar novos danos, segundo informações publicadas nesta quinta-feira à noite no site.

O USGS estima em menos de 3% o risco de que ocorram um ou mais tremores de magnitude 7 durante os próximos dias, mas avalia em 90% a chance de tremores secundários de magnitude 5 ou maiores durante o próximo mês.

"Tremores secundários ao terremoto do dia 12 de janeiro continuarão ocorrendo durante meses ou anos na região afetada, mas sua frequência vai diminuir com o tempo", informou o USGS, que também adverte que "movimentos de terra destruidores podem ocorrer nos próximos meses".

O Haiti sofreu cerca de 50 tremores secundários desde o do dia 12 de janeiro, o mais forte deles na última quarta-feira, com 5,9 graus de intensidade.

A falha que provocou o terremoto em Porto Príncipe faz parte de uma área geologicamente ativa situada entre as placas da América do Norte e do Caribe.

Fontes: FOLHA - Agências

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails