Principal concorrente do Internet Explorer, o navegador Mozilla Firefox ganhou uma nova versão na semana passada, a 3.6, que pode ser baixada gratuitamente em www.getfirefox.com.
Além das costumeiras atualizações de segurança, o novo navegador está 20% mais rápido do que a versão anterior, a 3.5, afirma a Mozilla.
Versão 3.6 do Firefox, lançada na semana passada, com tema personalizado; Mozilla diz que navegador está 20% mais rápido/Reprodução
O Firefox 3.6 também traz suporte a um novo tipo de temas visuais, o Personas, que podem ser instaladas sem precisar reiniciar o navegador.
Para usar esses temas, instale o Firefox 3.6 e vá a www.getpersonas.com. Passando o mouse sobre a imagem de um tema, você vê automaticamente como ele ficará. Se encontrar uma Persona de seu agrado, clique em Wear It.
Atualmente há mais de 35 mil temas disponíveis, divididos em categorias como abstrato, filme e televisão, música, natureza e moda.
Outra novidade da versão 3.6 é o recurso de avisar se plugins para o navegador, como o Flash (para reproduzir conteúdo multimídia), estão desatualizados --o que pode acarretar problemas de segurança e estabilidade no navegador.
Para verificar se os seus plugins estão atualizados no Firefox 3.6, clique em Ferramentas e em Complementos. Na aba Plugins, clique em Localizar atualizações.
Compatibilidade
Um dos trunfos do Firefox é o suporte a milhares de extensões, pequenos programas que acrescentam funcionalidades ao navegador.
Ao atualizar o Firefox para a versão 3.6, algumas delas podem deixar de funcionar.
A extensão Nightly Tester Tools (bit.ly/firenight) permite usar extensões não compatíveis com a nova versão do Firefox -sua utilização, porém, pode causar mau funcionamento de alguns complementos e instabilidade.
Se você não quiser esperar que as extensões que usa sejam atualizadas e está disposto a se arriscar, instale a Nightly Tester Tools e reinicie o Firefox. Clique em Ferramentas e em Complementos. Na aba Extensões, clique em Override all compatibility para tornar compatíveis os complementos não suportados. Para finalizar o processo, reinicie o navegador.
Mercado
Com 24,61% do mercado de navegadores até dezembro do ano passado, o Firefox continua sendo a maior ameaça para o reinado do Internet Explorer, que detém 62,69% do setor, de acordo com a Net Applications.
Mas um outro concorrente tem se mostrado cada vez mais forte: o Chrome, do Google. Atualmente, ele tem 4,63% do setor, número que tende a crescer com a exibição ostensiva de anúncios na página inicial de produtos populares do Google como o mecanismo de busca, o YouTube e o Orkut.
Ainda segundo a Net Applications, o Safari, da Apple, tem 4,46% do mercado, seguido pelo Opera, com 2,4%. O Opera Mini, para celulares, chega a 0,53%; outros navegadores, somados, não passam da marca de 0,63%.
Fonte: FOLHA/ RAFAEL CAPANEMA
Postado por Angélica
Nenhum comentário:
Postar um comentário