Homem de 24 anos estava sob escombros de hotel e mercado.
Equipe de resgate salva jovem haitiano após 11 dias sob escombros (Foto: Rodrigo Abd/AP)
Onze dias depois do terremoto que devastou o Haiti, uma equipe francesa resgatou na capital Porto Príncipe um haitiano com vida neste sábado (23) , informou a agência France Presse.
O sobrevivente é um homem de 24 anos. Segundo a Agência Efe, seu nome é Exantus Wismond. O irmão de Wismond contou que voltava ao local todos os dias para tentar localizá-lo e chamou uma equipe internacional de resgate.
Jovem foi retirado de escombros do Hotel Napoli Inn e de um mercado na Rue du Centre (Rua do Centro) (Foto: Shannon Stapleton/Reuters)
Segundo a agência Reuters, o socorro também envolveu uma equipe dos EUA. Em meio aos escombros do Hotel Napoli Inn e um supermercado na Rua do Centro, o homem conversava com os socorristas durante os trabalhos.
Equipe de resgate retira homem dos escombros de um mercado neste sábado (23) (Foto: Gerald Herbert/AP)
O haitiano resgatado neste sábado em Porto Príncipe, depois de passar 11 dias sob os escombros da loja onde trabalhava, contou à agência France Presse que sobreviveu à base de Coca-Cola e doces.
"Sobrevivi bebendo Coca-Cola. Bebia Coca-Cola todos os dias e comi algumas coisinhas doces", explicou o jovem, levado para o hospital após ter sido resgatado por uma equipe de socorristas franceses, gregos e americanos.
Ele ficou preso nas ruínas da loja Napolitain, onde trabalhava no momento do terremoto.
"Senti o tremor e perdi a consciência. Quando acordei, gritei 'Gerald, Gerald!'", disse, referindo-se a seu colega de trabalho.
"Algo extraordinário aconteceu. Ele resistiu durante 11 dias, o que é especialmente incrível", comemorou Didier le Bret, embaixador da França no Haiti, que acompanhou o salvamento.
"Oficialmente, os trabalhos de busca e resgate terminaram ontem [sexta-feira], mas como os bombeiros são uma gente obstinada, vieram quando chamados", elogiou o diplomata francês.
Nome do sobrevivente é Exantus Wismond, informa a Agencia Efe (Foto: Gregory Bull/AP)
Ao todo, 62 equipes de resgate estrangeiras ainda trabalham para encontrar sobreviventes na capital haitiana, onde 133 pessoas já foram salvas com vida dos escombros do terremoto. Na sexta-feira, um homem de 22 anos e uma mulher de 84 foram resgatados.
A ONU informou neste sábado que o governo haitiano declarou encerrada a fase de busca e resgate de sobreviventes , mas algumas operações ainda continuam sendo realizadas.
Fontes: FOLHA - G1- R7 - AFP - France Presse




Nenhum comentário:
Postar um comentário