Cidade de São Paulo completa 456 anos na segunda-feira (25); shows e eventos marcam data
Para marcar os 456 anos de São Paulo, comemorado na próxima segunda-feira (25), eventos estão programados para ocorrer em diversos pontos da cidade desde sexta-feira. Entre os destaques estão as apresentações da cantora Maria Rita e do grupo Demônios da Garoa.
O show de Maria Rita foi um dos primeiros eventos que marcaram o aniversário da cidade. A apresentação aconteceu no sambódromo do Anhembi.
Ainda sexta começou a exposição do Cow Parade, com cerca de 90 estátuas decoradas de vacas que estão espalhadas por toda a cidade.
Já no domingo (24), véspera do aniversário de São Paulo, diversos outros eventos foram programados para as comemorações. Um desses eventos é o Sarau São Paulo, que vai proporcionar o encontro de diversos poetas no parque o Ibirapuera.
Também no dia 24, começam as comemorações no Vale do Anhangabaú, que terão início às 15h de domingo e devem terminar apenas às 20h de segunda. Durante esse período, artistas se revezarão no palco principal. Entre eles, estão o grupo Demônios da Garoa, Arlindo Cruz, Leci Brandão, Paula Lima, Negra Li e Toni Garrido.
Já o Mercado Municipal realizará entre os dias 24 e 25 uma comemoração dupla, pelo aniversário da cidade e pela comemoração dos 77 anos do próprio mercado. A festa começa às 21h de sábado, com um coquetel apenas para convidados e deve contar ainda com uma queima de fogos na virada de sábado para domingo. Veja programação completa abaixo:
Veja programação de aniversário dos 456 anos de São Paulo
Dia 22
22h - Show de Maria Rita e da escola de samba Vai-vai; sambódromo do Anhembi;
Dia 24
9h - GP Cidade de São Paulo, no autódromo de Interlagos
10h - Sarau São Paulo; no parque do Ibirapuera;
23h40 - 6ª Festa da Virada do Aniversário; Mercado Municipal (rua da Cantareira,306);
Dia 25
8h - São Paulo Bike Tour; saída do estacionamento do prédio da Porto Seguro (Rua Barão de Piracicaba, 740);
8h - XII Troféu Cidade de São Paulo; obelisco, no Parque do Ibirapuera;
9h - Roteiro Trolebus; saída do Pateo do Colegio;
9h - Ato cívico no Pateo do Colégio
9h40 - 2º Bike Tour São Paulo; saída da ponte Octavio Frias de Oliveira;
9h20 - Caminhada pelo centro de SP; encontro no edifício Copan;
10h - Missa solene na catedral da Sé
11h - Orquestra Grupo Pão de Açúcar; no museu da Casa Brasileira (av. Brigadeiro Faria Lima, 2705);
11h - Orquestra Jazz Sinfônica; palco externo do auditório do Ibirapuera;
11h - Show de Patty Ascher; praça Victor Civita (rua Sumidouro, 580);
11h30 - Solenidade de Entrega da Medalha de 25 de Janeiro, no Hall Monumental da Prefeitura de São Paulo
13h - Exposição "São Paulo, Terra, Alma e Memória"; museu Afro Brasil, no parque do Ibirapuera;
13h - CineSESC; na rua Augusta, 2.075;
13h30 - Show de Maurício Pereira; no Sesc Vila Mariana (rua Pelotas, 141);
14h - Show na Represa Guarapiranga (av. Robert Kennedy, 2.800);
14h - Flash Mob do cantor Michael Jackson; no Vale do Anhangabaú;
15h - Show de Érika Machado, Flávio Venturini, Lô Borges e Milton Nascimento no parque da Independência (avenida Nazaré);
16h - Show da Pitty; Sesc interlagos (av. Manuel Alves Soares, 1.100);
16h - Show do grupo Pixote; na praça Menininha do Gantois, em Itaquera;
16h - Páreo Especial no Joquey Club; rua José Augusto de Queiroz;
16h - Aula de dança de salão; no teatro de Dança (av. Ipiranga, 344, subsolo, centro)
17h - Show dee Flávio Venturini; parque da Independência (avenida Nazaré);
19h - Milton Nascimento e Lô Borges; parque da Independência (avenida Nazaré).
Feriado de SP tem caminhada e bate-papo em prédios famosos da cidade
Participantes da caminhada em SP podem conhecer o edifício Martinelli/DivulgaçãoAntonio de Souza Neto, Afonso Celso Prazeres de Oliveira e Walter Camargo não gostam de ser chamados de síndicos, mas de administradores. Estão à frente, respectivamente, de três marcos conhecidíssimos da região central da capital paulista: as Grandes Galerias (mais conhecidas como Galeria do Rock) e os edifícios Copan e Martinelli.
Trabalhando todos os dias nesses locais, acompanham como ninguém as entranhas, os problemas, as reformas e as pessoas que circulam por lá. No feriado do aniversário de São Paulo, esse trio recebe os participantes de uma caminhada pela região central e contam histórias do passado e do presente desses três ícones paulistanos que acompanharam as mudanças da cidade.
O Guia da Folha Online conversou com os administradores para saber o que eles planejam exibir nesta segunda-feira (25) aos visitantes.
Fantasmas
O primeiro lugar a receber a caminhada, chamada de "Os Mais Altos e Mais Queridos de São Paulo", é o Copan. O "anfitrião" Afonso Celso Prazeres de Oliveira, há 17 anos responsável pelo condomínio com cerca de 5.000 moradores, lamenta que a "pequena" fachada com 8.000 m2 não gera verbas para a manutenção do prédio por não ser alocada para publicidade, já que a lei não permite.
Mas Prazeres se anima quando cita as últimas visitas ao prédio de linhas curvilíneas projetado por Oscar Niemeyer, que se tornou famoso para além das fronteiras do Brasil. "Há turistas da China, República Tcheca, Marrocos e Eslovênia, sem falar nos países mais 'normaizinhos'", diz ele, que pretende mostrar ao pessoal da caminhada um elevador antigo e equipamentos de uso diário que poucos viram, como um que abafa o som da energia elétrica que chega das ruas para atender a massa de moradores do local.
No Martinelli --segundo ponto de parada da caminhada --, o acesso ao terraço será liberado pela primeira vez ao público depois de o lugar passar por reformas, conta o administrador Walter Camargo. É lá do alto do 26º andar que ele quer mostrar a cidade de São Paulo e falar sobre os tempos de ouro, a decadência e a recuperação do prédio idealizado pelo imigrante italiano Giuseppe Martinelli.
Só espera que não peçam a ele para contar histórias do além. "Isso de fantasmas é folclore, assunto que saiu em jornais sensacionalistas para alimentar a imaginação das pessoas", reclama.
Visita à Galeria do Rock começa a partir das 14h desta segunda-feira/João Wainer/Folha ImagemO último lugar por onde a caminhada ao centro paulistano vai passar será a Galeria do Rock, ponto de encontro e de compras de tribos de diferentes vertentes musicais que ganhou mais notoriedade do que já tinha quando cedeu o espaço para gravações da novela das sete da Rede Globo, "Tempos Modernos".
Sem se influenciar pela televisão, Antonio de Souza Neto, o Toninho da Galeria do Rock, quer apresentar a infraestrutura que foi instalada no local, como o banheiro ecológico que regula luz e quantidade de água e escadas rolantes digitalizadas.
Toninho também tem muito a contar neste evento do feriado. "Quero falar sobre a cultura hip hop, os rappers, os primeiros cabelos black power, os roqueiros. Quero contar o que acontecia com essa juventude que era excluída no passado e que acabou sendo absorvida pela galeria."
Para participar
Os interessados em integrar a caminhada, que contará com guias turísticos, devem se inscrever, gratuitamente e com antecedência, pelos telefones 0/xx/11/3256-7909 e 0/xx/11/6515-7171 ou pelo site.
Os horários de saída são às 9h20 (Copan), às 13h (Martinelli) e às 14h (Grandes Galerias) e é possível participar de todas as visitas ou não. Os grupos vão se encontrar na rua Dom José de Barros, 99 (esquina com a rua Barão de Itapetininga). Para chegar lá, o melhor meio é usar o metrô e descer na estação República.
A caminhada em comemoração ao aniversário de São Paulo é organizada por Carlos Beutel, entusiasta da preservação e de melhorias do centro paulistano, que encabeça o grupo Ação Local Barão de Itapetininga (braço da Associação Viva o Centro) e o restaurante vegetariano Apfel.
Fonte: FOLHA

Um comentário:
De novo o Copan! São 2200 moradores, apesar de insistirem ridiculamente nesse numero de 5000,e o tal síndico que se diz prefeito e xerife está mais pra ditador! 17 anos de manipulação e muita propaganda enganosa.
COPAN - COmo Podem Acreditar Nele?
Postar um comentário