Cerca de 20 mil pessoas de 15 municípios paulistas tiveram que deixar suas casas devido às fortes chuvas que atingem o Estado desde quinta-feira, onde já foram registradas 15 mortes.
O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), visitou domingo a região do Vale do Paraíba, onde várias cidades foram atingidas. O Vale e Ubatuba juntos somam 7.200 desalojados, que estão hospedados em casas de amigos e parentes e cinco mil desabrigados que estão dependendo de abrigos públicos.
De acordo a Defesa Civil, São Luiz de Paraitinga (SP) foi a cidade mais afetada pelos temporais, com mais de nove mil pessoas desabrigadas. O município está sem água potável, telefone, energia elétrica e continua isolado devido à elevação do nível da água do rio Paraitinga que transbordou e obrigou a interdição da Rodovia Oswaldo Cruz, que liga Taubaté a Ubatuba, no litoral Norte, fechando os acessos à cidade.
Um homem morreu soterrado ao tentar desobstruir parte da estrada no distrito de Santa Cruz do Rio Abaixo. Alimentos, material de higiene e limpeza, roupas e colchões para as vítimas já foram enviados à cidade, que virou a prioridade da Defesa Civil do estado. Dois helicópteros e 12 embarcações estão sendo utilizados pela Polícia Militar nas buscas dos desabrigados. Aproximadamente 80 homens do Corpo de Bombeiros foram destacados para trabalhar na cidade.
Em Guaratinguetá (SP), a Defesa Civil já começou a receber doações. O município tem aproximadamente 350 desabrigados que precisam principalmente de leite e toalha de banho.
Cunha, Aparecida, Cruzeiro, Campos de Jordão, Caçapava, São José dos Campos, Bananal, Paraibuna, Natividade da Serra são outros municípios do Estado que enfrentam problemas com deslizamentos e enchentes.
Fonte: Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário