Americano é resgatado após 50 horas sob escombros de hotel no Haiti

Resgate retirou 14 sobreviventes e 5 corpos do Hotel Montana. Prédio foi destruído pelo terremoto que devastou o país na terça-feira (12).

"Passei 50 horas aqui dentro!", disse Richard Santos, um americano de 47 anos depois que foi tirado das ruínas do Hotel Montana, situado na parte alta de Porto Príncipe.

O hotel se transformou em uma pilha de escombros, onde as equipes de socorro formadas por franceses, americanos, chilenos e venezuelanos tentam encontrar sobreviventes do terremoto que devastou o Haiti na terça-feira (12).


O norte-americano Richard Santos, ferido, dá entrevista nesta quinta-feira (14) em Porto Príncipe. (Foto: AFP)

Pouco antes, conseguiram salvar uma francesa. "Se precisássemos de uma prova de que se tratava efetivamente de uma francesa, era só dizer que ela, assim que saiu, nos pediu um copo de vinho. Que evidentemente não demos", contou Rebecca Gustafson, da Agência Americana de Ajuda ao Desenvolvimento (Usaid).

Durante a noite de quinta, os 30 militares da Defesa Civil francesa e seus quatro cães farejadores conseguiram retirar sete americanos e uma haitiana que estavam presos num bolsão da recepção do hotel, cujo teto de concreto desabou com os tremores.

"Para pessoas que passaram 50 horas sob os escombros, todos estão em um bom estado de saúde", disse o comandante francês Samuel Bernes.

A primeira americana retirada de meio das placas de concreto, Carla Shawn, de 65 anos, agradeceu ao governo francês e aos bombeiros antes de comer um biscoito da ração de combate oferecido pela equipe de resgate.

Richard Santos, o segundo americano a ser salvo, dava mostras de estar numa inesperada ótima forma, embora não conseguisse acreditar no tempo que passou soterrado. "Passei 50 horas aqui dentro! Cinquenta horas!", repetia, incrédulo, enquanto era atendido pelos médicos.

Outras três americanas foram resgatadas e depois mais quatro americanos e a haitiana.

A poucos metros de distância, uma equipe americana procedente de Washington conseguiu salvar uma francesa.


"A cooperação com os franceses tem sido excepcional", enfatizou Rebecca Gustafson.

No total, 14 sobreviventes foram retirados das ruínas do Hotel Montana, das quais também foram recuperados cinco corpos.


Fonte: G1- AFP

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails