1,5 mil turistas ainda estão isolados por inundações em Machu Picchu

Governo peruano afirma já ter resgatado 538 turistas. Dos 63 resgatados hoje, ao menos 4 são brasileiros, diz embaixada.

Cerca de 1,5 mil dos 2 mil turistas que ficaram isolados pelas fortes chuvas na cidade de Aguas Calientes, próxima de Machu Picchu, desde o fim de semana, continuam a espera de resgate. Até o final da tarde desta quarta-feira (27), 63 pessoas haviam sido resgatadas de helicóptero, número que se soma aos 475 retirados do local até agora, segundo o governo peruano.

Desde total, pelos menos quatro brasileiros foram resgatados nesta quarta, segundo a embaixada do Brasil em Lima. Na terça, outros quatro turistas brasileiros já haviam sido resgatados.

Um funcionário da embaixada está tentando chegar a Aguas Calientes nesta quarta para coordenar a saída dos brasileiros. Já o embaixador do Brasil no país, Jorge Taunay, viajou nesta tarde para Cusco, para onde estão sendo levados os turistas transportados de helicóptero de Aguas Calientes até a cidade próxima de Ollantaytambo, de onde seguem de ônibus.

Cansados de esperar pelo resgate, muitos turistas resolveram deixar a pé Aguas Calientes em direção a cidades próximas. Outros tentam alugar helicópteros particulares para deixar o local.


Turistas esperam resgate na terça-feira (26) na cidade peruana de Aguas Calientes. (Foto: AP)

Mau tempo

Concentrados na estação de trem da cidade, muitos brasileiros estão pessimistas devido ao mau tempo na região, que impede as viagens das aeronaves.

mapa machu picchu peru (Foto: Editoria de Arte / G1)

“No período da manhã não foi possível [o resgate de helicóptero] por causa do tempo. Não teve mais que quatro ou cinco pousos até agora. Agora esquentou muito e está com cara de que vai chover. Acredito que a operação dura mais uns três ou quatro dias, se o tempo ajudar”, contou o contador catarinense Mauro Fornazari, que aguarda com a família e mais dois amigos o resgate.


Segundo ele, embora a situação de comida e água seja mais tranquila nesta quarta, devido aos mantimentos que chegaram a Aguas Calientes, nos poucos caixas eletrônicos no local já começa a faltar dinheiro.

O advogado paulista Cláudio Pedreira, que viajava com o sobrinho de 12 anos, relatou que esperava embarcar pelo menos o garoto, no segundo grupo prioritário da operação de resgate –o primeiro são idosos e doentes. “A nossa previsão por aqui é torcer para não chover”, afirma.



Fonte: G1 - TV Globo - Agências

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails