Vaga de frio mata mais de 20 e paralisa Centro da Europa

Na Polônia, a polícia deu conta de 15 mortos. Na Alemanha, a temperatura chegou aos 33,6 graus negativos.




Os termômetros marcam muitos graus abaixo de zero, a neve cai sem dar tréguas, o caos invadiu o centro da Europa às vésperas do Natal. As autoridades repetem alertas e pedem às pessoas que se protejam do frio que já matou mais de duas dezenas.

A vaga de frio que percorre o continente desde há vários dias bateu recordes. Na Baviera, no Sul da Alemanha, a temperatura desceu até aos 33,6 graus negativos na noite de sábado. Na França, onde metade do País foi deixado em alerta laranja, os termómetros chegaram aos 24 negativos.

As autoridades francesas encontraram dois homens mortos: um sem-abrigo e um desempregado que vivia numa caravana. No Sul da Áustria, outras dois pessoas foram encontradas sem vida.

A Polónia lidera no número de vítimas mortais. Só na noite de sábado, o frio, de 20 graus negativos, matou pelo menos 15 pessoas - desde Dezembro contam-se 47 mortos. De acordo com a polícia local, as vítimas eram sobretudo ´´ sem-abrigo ´´ ou pessoas que adormeceram sob o efeito do álcool.

Os sem-abrigo são as principais vítimas da queda da temperatura. A polícia polonesa aumentou a vigilância a locais que as pessoas sem casa costumam frequentar e tenta convencê-los a ir para os centros de abrigo.

A Bélgica também accionou um plano de ajuda àqueles que vivem nas ruas e disponiblizou uma linha de telefone gratuita para pedir ajuda.

O frio provocou o caos nos transportes públicos e vários aeroportos suspenderam  a circulação e os trens e carros não puderam circular. Além dos trens de alta velocidade da Eurostar, que ficaram retidos no meio do túnel do canal da Mancha na noite de sexta para sábado com  cercade duas mil pessoas , a circulação ferroviária no centro da Europa foi suspensa ou sofreu atrasos da Holanda a Itália.

A Bélgica suspendeu a circulação nos três principais aeroportos do país por causa da neve. O mesmo aconteceu no aeroporto de Manchester, o segundo com maior volume de passageiros no Reino Unido. Os aeroportos de Londres e Düsseldorf (Alemanha) cancelaram dezenas de voos. E os dois aeroportos de Paris funcionavam a 40%. Milhares de passageiros que programaram viagens de Natal ficaram retidos e muitos foram aconselhados a mudar os planos.

Nas estradas a situação não era menos caótica. A maioria dos auto-estradas na Holanda estiveram fechadas no fim-de-semana.

Os transportes públicos das principais cidades também foram suspensos ou circulavam com grandes limitações. A situação melhorou durante o dia de ontem, mas hoje, dia de regresso ao trabalho, esperam-se complicações.

A vaga de frio chegou ao sudoeste da Europa, incluindo Portugal e Espanha, com várias regiões mantidas em alerta.


Fonte: DN Diário de Notícias Pt
Texto adaptado ao português brasileiro

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails