Com 80% das obras concluídas, conheça o interior da futura Estação Paulista

Quatro meses antes da inauguração, G1 teve acesso ao espaço. Estação contará com esteira rolante e portas de plataforma.



Operários finalizam entrada da Estação Paulista do Metrô (Foto: Daigo Oliva/G1)

Quatro meses antes da inauguração, o G1 teve acesso ao interior da futura Estação Paulista, da Linha 4 (Amarela) do Metrô. Com 40 metros de profundidade e cerca de 5 mil metros quadrados, ela será uma das mais modernas do sistema. Na ligação com a Estação Consolação, por exemplo, terá uma esteira rolante de 130 metros de comprimento, além de portas de plataforma com abertura sincronizada com o trem.

O diretor de Assuntos Corporativos do Metrô, Sérgio Corrêa Brasil, diz que 80% da obra está concluída. Agora, cerca de 700 operários trabalham na finalização do espaço, como instalação de escadas rolantes, portas, piso e pastilhas cerâmicas nas paredes. Os testes começam em fevereiro para tudo estar pronto em março, mês marcado para a inauguração – o Metrô ainda não fechou a data exata para a abertura.

Além da Paulista, a Estação Faria Lima será inaugurada em março. Esse é o primeiro trecho da Linha 4, que ligará a Vila Sônia à Luz. Ainda em 2010 devem ser abertas outras quatro estações: Butantã, Pinheiros, República e Luz. A demanda inicial prevista é de 43 mil passageiros por dia na Faria Lima e 157 mil na Paulista.

“Em geral, os projetos têm seguido uma linha com diretrizes de melhoria ligadas ao meio ambiente e à acessibilidade”, afirmou Brasil. De acordo com o arquiteto Ivan Piccoli, coautor e responsável técnico pelo projeto da estação, até a escolha das cores das pastilhas nas paredes (cinza claro, vermelho e azul) foi feita pensando no bem-estar do usuário. “É um conceito espacial que vamos aplicar em todas as estações da Linha 4. É para dar leveza a esses espaços enterrados”, explicou.

Para chegar à plataforma, o usuário precisará percorrer cinco pavimentos, por meio de 18 escadas rolantes, cinco elevadores ou escadas fixas. Assim que entrar pela Rua da Consolação, o passageiro irá se deparar com uma espécie de praça, com plantas e bancos. “Geramos um grande vazio no térreo, onde você vai entrar em uma praça. O que fizemos foi criar um vazio para que ele se destacasse na paisagem cheia [da Rua da Consolação]”, contou o arquiteto.

As bilheterias e catracas ficarão no pavimento de baixo, assim como o túnel de acesso à entrada Angélica, que passa sob a Rua da Consolação. A iluminação nesse andar será também natural, porque existe no teto uma abertura para o térreo. Parte da sinalização que indica como o passageiro chega à plataforma já está instalada.

Plataforma

As portas de plataforma são uma das novidades na estação. Será possível, no entanto, conhecer a tecnologia um pouco antes na Estação Sacomã, com inauguração prevista para dezembro deste ano. As portas ficarão entre a plataforma e a via e a abertura delas será sincronizada com a chegada dos trens.

No caso da Linha 4, porém, elas existirão não só por uma questão de segurança. “Não está relacionado apenas à questão de acidentes. Na Linha 4, [a porta] é obrigatória, já tem uma decisão operacional tomada, que é um sistema sem operador do trem”, disse o diretor do Metrô. Ou seja, os trens da nova linha não terão um condutor em cada composição. A operação contará com auxílio de câmeras dentro e fora dos trens.

Para ligar as estações Paulista e Consolação, será instalada uma esteira rolante com cerca de 130 metros de comprimento – o equipamento ocupará uma rampa com um pequeno declive. Segundo Brasil, ela deve estar no lugar já em dezembro.

Fonte: G1/ Luciana Bonadio

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