Canadá recolhe lote de vacina contra gripe suína após alergia

Lotes foram apreendidos

Reações alérgicas graves à vacina contra o vírus H1N1 da gripe suína foram registradas recentemente no Canadá, causando o recolhimento de um lote do grupo farmacêutico GlaxoSmithKline, anunciou nesta terça-feira a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Segundo um porta-voz da organização, autoridades canadenses estão investigando as causas da alergia. O número de casos não foi divulgado. A OMS informou ainda que, no momento, não recomenda vigilância especial das vacinas nem muda as recomendações a respeito.

O lote afetado --que continha um total de 172 mil doses de vacinas-- haviam sido distribuídas no final de outubro em seis das 13 Províncias canadenses, e a GSK pediu o recolhimento por precaução, após os casos de alergias graves.

Segundo Gwenan White, porta-voz da companhia, a GlaxoSmithKline no Reino Unido escreveu para profissionais de saúde em 18 de novembro pedindo que suspendam as vacinações.

"Nós aconselhamos profissionais de saúde a não usar as vacinas enquanto autoridades e a GlaxoSmithKline investigam", disse ela, acrescentando que um total de 7,5 milhões de doses da vacina haviam sido distribuídas no Canadá.

O porta-voz da OMS Thomas Abraham disse que o caso está sendo investigado, e reiterou que vacinas e medicamentos antivirais continuam a ser eficazes contra a gripe suína, "apesar das mutações do vírus registradas na Noruega e em Hong Kong".

"O vírus continua a ser estável em suas manifestações clínicas. Todos os vírus mudam, especialmente o da gripe, mas normalmente não tem grandes consequencias", afirmou.


Fonte: FOLHA - France Presse

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails