Inicialmente, 20 milhões de pessoas foram prejudicadas em toda a Grande São Paulo
O apagão que atingiu 18 Estados brasileiros e parte do Paraguai entre a noite de ontem e a madrugada desta quarta-feira provocou problemas no abastecimento de água nos Estados de São Paulo, Rio e Espírito Santo. Em São Paulo, ainda havia 2,5 milhões de consumidores sem água por volta das 16h.
De acordo com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), a falta de energia provocou o desligamento de todas as estações de tratamento e estações elevatórias da companhia, por volta das 22h15 de ontem. As regiões com maior número de consumidores afetados na tarde de hoje são a zona sul, a zona norte, e o bairro da Consolação, na região central. A previsão é que o abastecimento seja normalizado na manhã de quinta-feira (12).
Inicialmente, 20 milhões de pessoas foram prejudicadas em toda a Grande São Paulo. No litoral do Estado foram detectados problemas de falta de água e de baixa pressão em diversos pontos dos municípios de Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente, Cubatão, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.
No Rio, o blecaute prejudicou o abastecimento de água para 1 milhão de consumidores devido ao desligamento dos sistemas, informou a Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos). Eles foram religados ainda na madrugada. Apesar disso, o abastecimento estava normalizado para apenas 90% dos consumidores por volta das 16h.
Outros 5% dos consumidores devem ter o fornecimento retomado ainda hoje, mas o abastecimento só será totalmente normalizado em 48 horas. As regiões mais afetadas pelo problema eram a zona oeste do rio e a Baixada Fluminense.
Já no Espírito Santo, a Cesan (Companhia Espírito Santense de Saneamento), companhia de abastecimento do Estado, informou que a estação de tratamento de Carapina teve equipamentos danificados e permaneceu fora de operação por cerca de 12 horas, prejudicando o abastecimento no município de Serra e na região norte da capital, Vitória.
Quatro equipamentos de bombeamento de água também foram danificados e prejudicaram o abastecimento nas regiões de Jesus Menino, Resistência, Gurigica e São José, todos em Vitória. Nos bairros de Vila Velha, Cariacica e Viana, o abastecimento foi suspenso para execução de serviços de manutenção na estação de tratamento de Caçaroca.
Nos locais mais afetados, caminhões-pipa estão realizando abastecimento de emergência. A prioridade são hospitais, postos de saúde, escolas e presídios.
Fonte: FOLHA
Nenhum comentário:
Postar um comentário