Tremores atingiram a Oceania na manhã desta quinta. Alerta de ondas gigantes engloba 11 países-ilhas.
Dois fortes terremotos submarinos atingiram na manhã desta quinta-feira (horário local) a região de Vanuatu, na Oceania, segundo o Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA. Um alerta de tsunami (ondas gigantes) foi emitido para 11 países.
O primeiro tremor ocorreu às 9h03 locais (19h03 de Brasília). Inicialmente, ele foi medido em 8,1, mas depois foi rebaixado para 7,8. O segundo ocorreu 15 minutos depois do primeiro e teve magnitude 7,3.
Vanuatu é um arquipélago de 82 ilhas e fica a leste da Austrália. Ainda não há informações sobre vítimas ou danos.
Alerta de tsunami
O Centro de Controle de Tsunamis do Pacífico, também dos EUA, emitiu um alerta de tsunami (ondas gigantes) para a região, incluindo 11 países, entre eles Vanuatu, Papua-Nova Guiné, Fiji, Tuvalu e Kiribati.
O Ministério da Defesa Civil da Nova Zelândia informou que também deu um alerta de tsunami para o país e pediu que a população não fique nas prais ou em barcos próximo à costa.
Autoridades da ilha da Nova Caledônia estão retirando moradores da costa leste da ilha e também das vizinhas Ilhas Loyalty e levando-os para locais mais altos. Um porta-voz da polícia em Noumea, capital do território francês, disse que as ondas deveriam atingir a região por volta das 11h15 locais.
Fontes: G1- Agências
Nenhum comentário:
Postar um comentário