Localização privilegiada, junto com nova tecnologia, busca reduzir tempo médio de atendimento para 10 minutos
SÃO PAULO - O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ganha nesta quarta-feira, 21, uma nova central de operações, que fica na Rua Jaraguá, 836, Bom Retiro, região central da capital, local considerado estratégico para a movimentação das ambulâncias. Essa localização privilegiada, junto com nova tecnologia a ser utilizada, têm como objetivo reduzir o tempo médio de atendimento de 18 minutos atuais para dez minutos, seguindo padrões internacionais. "A redução no tempo dos salvamentos é importante para preservar a saúde da vítima, evitando óbitos e reduzindo possíveis danos ao corpo. A tecnologia, nesse propósito, é uma aliada", afirmou o diretor-geral do Samu, coronel Luiz Carlos Wilke.A nova central 192 está equipada com 30 postos de atendimento telefônico. Todos equipados com softwares de gestão da informação, que disponibiliza, em tempo real, um mapa da cidade com a localização precisa de todas as ocorrências e realizará uma avaliação situacional. Projetores e televisores de LCD mostrarão para todos os funcionários envolvidos na operação o cenário e a localização das bases e viaturas.
A integração da telefonia com a Central 193 - do Corpo de Bombeiros - também possibilitará o encaminhamento imediato de chamadas para o local correto de atendimento. Tal integração vai ser realizada por meio de uma sala de videoconferência em que os gestores das duas centrais podem organizar qualquer plano de contingência
Com a inauguração, a cidade de São Paulo passa a contar com a maior central de atendimento pré-hospitalar da América Latina. Em 2004, quando o Samu de São Paulo passou a operar, a frota de ambulâncias era de 63 veículos. Neste ano, com a ampliação e distribuição estratégica das bases para 65 locais, são 177 unidades de resgate.
Há promessa de que todas as ambulâncias estejam equipadas com GPS (sistema de posicionamento global) e AVL (Automatic Vehicle Location). Haverá também a implantação de sistema digital de rádio integrado com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, permitindo a interação direta com a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e demais órgãos da Segurança Pública e Saúde.
Fonte: O ESTADO/Eduardo Reina
Nenhum comentário:
Postar um comentário