Metrô de Curitiba deve começar a funcionar em janeiro de 2014

Informação faz parte de plano entregue ao Governo federal. Linha Azul deverá ter 13 km e será usada por 330 mil passageiros por dia.


Metrôs devem estar em funcionamento a partir de janeiro de 2014 (Ilustração: IPPUC)

A Prefeitura de Curitiba planeja colocar em funcionamento, em janeiro de 2014, a Linha Azul, primeira linha do Metrô Curitibano. Neste ano, a Copa do Mundo será realizada no Brasil. Segundo a administração municipal, o projeto foi apresentado no Plano Geral de Implantação do Metrô, entregue ao Governo federal.



A primeira linha vai receber investimentos de R$ 1,2 bilhão, terá 13 quilômetros (do Terminal CIC Sul até a Praça Eufrásio Correia) e deverá ser usada, inicialmente, por 330 mil passageiros por dia. Serão 12 estações de embarque e desembarque, além de um pátio de estacionamento de trens e áreas de manutenção.

Antes do início das obras, deverão ser realizados os estudos ambientais e de engenharia. A prefeitura acredita que a construção deve começar em janeiro de 2011 e acabar em outubro de 2013. Depois disso, haverá testes de operação.

Os trens devem circular na superfície e em trechos subterrâneos. Durante a execução das obras, as estações-tubo serão transferidas para as vias rápidas do sistema trinário.

História

Desde o ano de 1970, houve preocupação com a saturação do sistema de transporte de Curitiba, baseado em ônibus, buscando-se alternativas que atendessem à crescente demanda, além da busca a uma alternativa mais barata ao petróleo.

As propostas para o desenvolvimento de um meio de transporte com capacidade maior que a dos ônibus na cidade de Curitiba remontam a 1975, data da proposta de instalação de um sistema de bondes elétricos. Tal projeto acabou sendo abandonado, não sem antes ter influenciado no formato dos abrigos e estações que foram implantados no sistema de ônibus. Em 1978, foi feita uma proposta de instalação de trólebus, que chegou a ser estudada pela prefeitura mas também acabou abandonado.

Em 1990, houve a primeira proposta de implantação de VLT em Curitiba. Tal projeto foi o primeiro a prever uma linha no Eixo Norte-Sul, local onde está previsto o início das obras do atual projeto. Ainda assim, o projeto acabou sendo mais uma vez abandonado.

No ano de 2001, surgiu a proposta de construir-se uma via elevada em sistema monotrilho sobre a rodovia BR-476, mas tal projeto não seguiu adiante devido a falta de financiamento.

Em julho de 2007, a prefeitura de Curitiba lançou edital para a elaboração dos estudos preliminares para implantação do metrô. No entanto, apesar de 44 empresas terem demonstrado interesse, nenhuma entregou documentação para participar da licitação.

Em dezembro do mesmo ano, a prefeitura lança novo edital. Em abril de 2008 o processo licitatório foi suspenso por determinação judicial. Em janeiro de 2009 a justiça autoriza a retomada da licitação do projeto básico de engenharia e dos estudos de impacto ambiental. Em março de 2009 foram assinados os contratos entre a Prefeitura Municipal de Curitiba e as empresas que venceram a concorrência pública para a realização dos estudos e projetos de engenharia para a construção do metrô de Curitiba (lote 1) e o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente - EIA-Rima (lote 2).

Em julho de 2009 dá-se início ao processo de sondagem do subsolo, para determinar a profundidade que deverá passar a primeira linha do metrô curitibano. Em setembro de 2009 entra no ar a página do metro curitiba, com a proposta inicial da primeira linha. A página é: http://www.metro.curitiba.pr.gov.br

Situação atual

Os estudos para a implantação da Linha Azul estão sendo desenvolvidos. O início das obras está previsto para 2010, com entrega prevista para 2014.

Há ainda planos para a criação de outras cinco linhas:

* Verde (Circular–Interbairros 2)
* Laranja (Centro Cívico-Boqueirão)
* Amarela (Campo Comprido-Pinhais)
* Vermelha (Aeroporto Afonso Pena-Rua das Flores)
* Linha Marrom (BR-476)

Tabela do Sistema






Fontes: G1 - Prefeitura de Curitiba - BGN - Wikipedia

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails