Sarkozy chega ao Palácio da Alvorada

Presidente da França desembarcou em Brasília na noite deste domingo (6).
Ele vai assinar acordos de cooperação militar e prestigiar o 7 de Setembro.


O presidente da França, Nicolas Sarkozy, é recebido pelo presidente Lula, ao desembarcar na Base Aérea, em Brasília, na noite deste domingo (6) (Foto: André Dusek/AE)

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, chegou às 20h02 deste domingo (6) no Palácio da Alvorada, em Brasília, onde vai jantar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele desembarcou na Base Aérea da capital brasileira por volta das 19h30, onde foi recebido com honras militares por Lula. De lá, o presidente francês seguiu de carro para a residência oficial do presidente do Brasil.

O presidente da França veio ao país, acompanhado por seis ministros e empresários, para assinar acordos de cooperação militar, acertar detalhes sobre a construção de uma ponte entre o Brasil e a Guiana Francesa e para acompanhar o desfile de 7 de Setembro. Sarkozy chegou à Brasília desacompanhado da primeira-dama, a cantora e ex-modelo Carla Bruni, que ficou em Paris.

Também participam do jantar os ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim, e da Casa Civil, Dilma Rousseff, o assessor especial da Presidência da República para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, além do exbaixador do Brasil na França, José Mauricio Bustani, e de autoridades francesas. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, não deve comparecer ao encontro.

De acordo com o Itamaraty e o Ministério da Defesa, a expectativa do Brasil com a segunda visita do presidente da França é de assinar acordos estratégicos entre os dois países e acompanhar a concretização de compromissos de transferência de tecnologia militar.

Na área de defesa, o objetivo é assinar contratos para a fabricação no Brasil de quatro submarinos convencionais e 50 helicópteros de transporte. Os dois presidentes também querem finalizar parte do acordo para a construção de um submarino nuclear, que deve custar € 6,6 bilhões e faz parte da Estratégia Nacional de Defesa.

A agenda de Sarkozy, que deve retornar à França já na segunda-feira (7) à tarde, prevê diversos compromissos em Brasília. Às 9h, o presidente francês participa como convidado de honra do desfile militar de celebração da Independência do Brasil. Tropas francesas vão fazer uma demonstração especial. De acordo com a embaixada da França, a vinda de Sarkozy especialmente para o 7 de setembro acontece em comemoração do Ano da França no Brasil. Em 2005, Lula foi a Paris comemorar a queda da Bastilha, em 14 julho, no ano do Brasil na França.

Ao meio- dia, ele se reúne novamente com o presidente Lula para negociações. Em seguida ministros dos dois governos, entre eles o de Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, e o chanceler da França, Bernard Kouchner, vão se juntar aos presidentes para finalizar as negociações e a assinatura dos acordos. De acordo com o Itamaraty, eles também farão um balanço dos compromissos de cooperação bilateral assinados no final de 2008, quando Sarkozy fez a primeira visita oficial ao Brasil.

Após a reunião, às 15h10, Sarkozy discute com o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, o projeto de construção, em Brasília, do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O VLT será construído em parceria com a Agência Francesa de Desenvolvimento. Sarkozy embarca para a França por volta de 16h30.

Fontes: G1/Diego Abreu - AE

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails