Jornalista que lançou sapatos em Bush deixa a prisão

Muntazer al-Zaidi cumpriu nove meses de prisão. Segundo um irmão, ele fará tratamento médico.

O jornalista iraquiano Muntazer al- Zaidi, que jogou seus sapatos na direção do ex-presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, em dezembro de 2008, em Bagdá, foi libertado nesta terça-feira (15), após nove meses de prisão.

Repórter do pequeno canal de televisão privado Al-Bagdadia, al-Zaidi tentou acertar Bush durante uma coletiva de imprensa da qual participava também o premiê iraquiano Nuri Al Maliki.

Desde então, ele ganhou fama em todos os países árabes e seu rosto apareceu em camisas vestidas por milhares de manifestantes de Rabat ao Cairo, passando por Gaza e Londres. Muitos de seus compatriotas o consideram um herói.

Al-Zaidi estava na base militar de Muthanna, zona oeste de Bagdá. Toda a sua família o recepcionou. Segundo um de seus irmãos, o jornalista será levado a um país árabe (não divulgado) para receber tratamento médico. A família diz que ele foi torturado na prisão.

O jornalista foi sentenciado a três anos de prisão por “insultar a um presidente de um país estrangeiro”. O Tribunal de Apelação reduziu a pena para um ano de dentenção e a Justiça local considerou como atenuantes para sua libertação as circunstâncias em que o incidente se produziu e estado psicológico do jornalista.



Fontes: G1 - Agências

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails