Google lança sistema de comentários universal Sidewiki

Google anuncia a ferramenta Sidewiki

O Google anunciou o lançamento da ferramenta Sidewiki, na quarta-feira (23), em seu blog oficial.

Trata-se de uma barra lateral que aparece em qualquer site, pela qual se pode fazer e ler comentários a respeito da página lida.

"Esteja você pesquisando sobre conselhos para evitar doenças cardíacas ou procurando museus para visitar em Nova York, muitas outras pessoas já o fizeram também", aponta o Google. "E elas poderiam acrescentar o próprio conhecimento pelo caminho".


Ferramenta do Google permite fazer notas e apontamentos, à medida que o internauta navega por páginas



Uma inovação na qual a empresa afirma ter especialmente se esforçado no desenvolvimento foi para atribuir pontuações aos comentários e aos usuários, de modo que apareçam em destaque as anotações mais úteis possíveis em cada página --e não simplesmente as últimas.

Outro ponto chamativo é que os seus comentários não vão aparecer somente no endereço em que você os colocou. "Por exemplo, um comentário sobre um discurso do presidente [dos EUA Barack] Obama vai aparecer em todas as páginas que incluam a mesma citação", explica o Google.

Falta o Chrome

A ferramenta pode ser utilizada como plugin no Google Toolbar [barra de ferramentas], aplicável aos navegadores Firefox e Internet Explorer. Ironicamente, ainda não é possível utilizá-la no Chrome, o próprio navegador do Google.

O site "TechCrunch" observou que ferramentas de outras empresas com funções similares já foram lançadas anteriormente, como o Kutano, em março.

Mais do que isso: a ideia de espalhar anotações pelos sites já circulava até há uma década, diz o jornal "The New York Times". "Nos tempos da Web 1.0, uma pequena empresa chamada 'Terceira Voz' permitia que as pessoas colocassem comentários sem moderação pelos sites". Depois de causar certa agitação em 1999, a empresa acabou fechando em 2001, lembra o periódico norte-americano.

Uma diferença relevante a mais no caso desta nova ferramenta, segundo o "The New York Times", será a ampla distribuição do Google Sidewiki, considerando que o Toolbar já é utilizado por milhões de pessoas.

Fonte: FOLHA

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails