EUA, França, Reino Unido, Rússia e China pressionam Irã na questão nuclear

País anunciou ter uma segunda usina de beneficiamento de urânio
Comunidade internacional subiu o tom, e Obama ameaçou com sanções.

China, Rússia, EUA, França e Reino Unido uniram suas vozes nesta sexta-feira (25) para pedir que o Irã coopere com as Nações Unidas e coloque às claras suas ambições nucleares. Isso ocorre após o país ter revelado a existência de uma segunda usina de beneficiamento de urânio.



O presidente dos EUA, Barack Obama, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, e o premiê britânico, Gordon Brown, pediram nesta sexta-feira que o regime de Teerã "abra o jogo" e revele quais são suas ambições nucleares. Eles também ameaçaram Teerã com novas sanções.

"O Irã está quebrando regras que todas as nações devem seguir", disse Obama na abertura da reunião de cúpula do G20, na cidade americana de Pittsburgh.

O presidente americano disse que a atividade nuclear iraniana é "um desafio direto" ao Tratado de Não-Proliferação Nuclear e disse que é hora de Teerã agir "imediatamente" para voltar a ter a confiança da comunidade internacional.



O presidente da França, Nicolas Sarkozy, o presidente dos EUA, Barack Obama, e o premiê britânico, Gordon Brown, nesta sexta-feira (25), na abertura da cúpula do G20 na cidade americana de Pittsburgh. (Foto: AFP)

A secretária norte-americana de Estado, Hillary Clinton, disse em comunicado que as notícias devem encerrar as "vacilações" dos países a respeito da questão nuclear iraniana.

Um porta-voz da chancelaria chinesa pediu que o Irã coopere com a Agência Internacional de Energia Atômica da ONU. E uma porta-voz do presidente da Rússia, Dimitri Medvedev, disse que ele está "alarmado" com a revelação iraniana e iria fazer um pronunciamento mais detalhado sobre o assunto.

Nova usina

O governo do Irã revelou em carta dirigida à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) a existência de uma segunda usina de enriquecimento de urânio, informaram nesta sexta-feira (25), em Viena, fontes diplomáticas.

Fontes da Casa Branca confirmaram a existência da planta, mas disseram que ela ainda não está operativa e que ainda vai demorar albuns meses para beneficiar o elemento.




Fontes: G1 - Agências

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails