Colômbia extradita líder das Farc que sequestrou americanos

Nancy Conde Rubio, extraditada para os EUA

Colômbia extradita Nancy Conde Rubio, guerrilheira das Farc, para os EUA


Autoridades colombianas autorizaram neste sábado a extradição para os Estados Unidos de Nancy Conde Rubio, conhecida como Doris Adriana, uma das mulheres com cargo mais alto na hierarquia das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). Ela foi detida em uma operação militar na selva, na região da fronteira com a Venezuela, em fevereiro do ano passado.

Conde é apontada como responsável pelo sequestro de três prestadores de serviços para as forças militares americanas em 2003 e é acusada também de administrar o dinheiro obtido com a produção e o tráfico de cocaína. Ela também é ex-namorada do guerrilheiro Gerardo Aguilar, conhecido como César --que foi extraditado para os EUA em julho.

A Justiça dos EUA diz que Conde negociou carregamentos de diversos itens, de armas a preservativos, para serem distribuídos para cerca de 3.000 membros das Farc, incluindo a unidade responsável por vigiar os reféns.

Agentes de segurança da Colômbia monitoraram as conversas telefônicas de Conde a partir de 2003, poucas semanas depois de o avião em que os três prestadores de serviço americanos estavam cair na Colômbia.

O advogado de Conde, Armando Camacho, disse que a extradição significa que a Colômbia "mais uma vez vendeu sua soberania e se recusou a julgar" sua cliente. O filho de Conde, que fará três anos em algumas semanas, ficou na Colômbia.

Fontes: FOLHA - AP

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails