Bill torna-se furacão categoria 4
Bill , o primeiro da temporada 2009 de furacões no Atlântico-- ganhou força nesta quarta-feira e foi elevado à categoria quatro, com ventos de até 215 km/h, segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.
No entanto, Bill não representa ameaça às instalações de petróleo no Golfo do México --que produzem um quarto do que é consumido nos EUA e 15% de seu gás natural. Mesmo assim, autoridades das Bermudas alertaram os moradores para ficarem preparados para as tempestades.
A expectativa é de que o furacão não passe muito perto das ilhas Leeward, mas oficiais do centro de furacões pediram à população para ficar em alerta mesmo assim.
Às 5h (6h em Brasília), o centro do Bill estava a aproximadamente 740 km a leste das ilhas. A tempestade tem potencial de crescer nas próximas 24 horas e seguir em direção nordeste.
As Bermudas enfrentam a ameaça mais significativa --a previsão é de que a tempestade chegue à ilha nos próximos três ou quatro dias. Mas o furacão também pode se mover entre as Bermudas e a costa leste dos EUA, sem tocar na terra.
Mesmo assim, a população que vive nessa região do território americano pode esperar maré alta nos próximos dias.
Furacões de categoria três ou mais na escala de intensidade Saffir-Simpson --que vai até cinco-- são considerados "grandes" e são os mais destrutivos.
A temporada de furacões no Atlântico termina em 30 de novembro.
Fontes: FOLHA - Agências
Nenhum comentário:
Postar um comentário