41 candidatos disputam a presidência do país.
As seções de votação abriram na manhã desta quinta-feira no Afeganistão para as eleições presidenciais e provinciais.
No total, cerca de 17 milhões de afegãos estão convocados para escolher entre 41 candidatos à presidência e 3.196 candidatos a 420 cadeiras nos conselhos provinciais.
As eleições estão marcadas pelo boicote dos insurgentes talibãs, que ameaçaram eleitores de todo o país na tentativa de desestabilizar o pleito, que para eles não passa de um "ato de propaganda" americano.
"Esperamos que não haja mais problemas. Nos esforçamos muito para levar à frente o processo e o povo do Afeganistão merece", disse o porta-voz da Comissão Eleitoral, Noor Mohammed Noor.
A comissão previu a abertura de mais de 6.500 centros de votação, mas não está claro ainda em quantos deles será possível votar, após as autoridades terem reconhecido que não podem garantir totalmente a segurança.
Pesquisa eleitoral
Segundo a última pesquisa, publicada por um instituto americano, o atual presidente, Hamid Karzai, conta com 44% de apoio, contra 26% de seu principal adversário, o ex-chanceler Abdullah Abdullah.
Burros foram usados para transportar urnas (Foto: Reuters)
No entanto, várias pessoas no Afeganistão minimizam a importância das pesquisas, por se tratar de um país de geografia complicada, sistema de comunicação ruim, altas taxas de analfabetismo e, sobretudo, com ausência de um censo.
Se nenhum candidato conseguir 50% dos votos, será realizado um segundo turno na primeira semana de outubro.
Fontes: G1 - Agências
Nenhum comentário:
Postar um comentário